segunda-feira, 28 de maio de 2012

JESUS – O SALVADOR





“Só Jesus salva!”
“Jesus te ama e quer te salvar!”
Frases como estas ouvimos há longos anos. Frases como estas nós até dizemos para alguém quase diariamente. Frases como estas têm sido tão extensiva e exaustivamente ditas, que de repente perderam o impacto e a importância, e quem sabe... a seriedade e profundidade que elas têm.
Os teólogos perguntam: “Quando se deu a idéia da Salvação?”. Foi na queda de Adão? Na expulsão de lúcifer do céu? Afinal é ele quem trabalha para nos afastar de Deus. A idéia da Salvação no coração do Pai foi gerada antes da criação de tudo? Quando?
Pois é... são perguntas como estas que, independente do fato de sabermos a resposta... Jesus salva!

Aprendemos na nossa vida de cristãos, que a Bíblia é cristocêntrica , ou seja, ela nos mostra Cristo a todo tempo, em todos os livros, em todas as interpretações. E se a bíblia nos mostra Cristo a todo o momento, então, sendo Cristo o Único Caminho para a Salvação, então ela nos mostra a todo tempo a Salvação. Se a bíblia é cristocêntrica, tendo Jesus cristo como o núcleo dela, então temos a certeza que o núcleo da bíblia é a Salvação, correto?
Pois bem, vamos fazer um teste:
A Bíblia, após a reunião dos livros, era compilada como um único texto, ou seja, nos livros não havia divisões e subdivisões, logo, não haviam capítulos e versículos. Os textos, os livros eram corridos.
Em 1227, um professor universitário parisiense chamado Stephen Langton dividiu os livros bíblicos em capítulos. Langton foi eleito bispo e, mais tarde, em aproximadamente 1551 outro professor universitário, também parisiense chamado Robert Stephanus criou a idéia de subdividir os capítulos em versículos.
A idéia era facilitar a leitura e, com isso, facilitar a compreensão dos textos sagrados. Essas decisões foram aceitas por todos, inclusive pelos judeus.
Bem, mas bibliologia à parte, o fato de Cristo ser o centro, o núcleo da Bíblia, e sendo assim, da Salvação ser o tema “nuclear” da Palavra de Deus, me chamou muita atenção um fato, e resolvi fazer um teste e descobri que esses homens a quem me referi foram extremamente usados por Deus para dividirem a Bíblia em capítulos e versículos.
Querem ver?
A bíblia possui 1889 capítulos, e o capítulo central da bíblia é o Salmo 118. Ou seja, antes do salmo 118 há 594 capítulos e, após o Salmo 118 há também 594 capítulos. Logo, o salmo 118 é o capítulo central da bíblia.
Por sua vez, o salmo 118 possui 29 versículos, fazendo com que o versículo 15 seja o central deste capítulo, porque há 14 versículos antes e 14 versículos depois do versículo 15, logo, o versículo 15 é o versículo central da Bíblia, ou seja, o núcleo da Bíblia. Literalmente dizendo, não há versículo mais íntimo, mais central do que o versículo 15 do salmo 118. E vamos ver o que ele nos diz:
Salmos 118:15 - Nas tendas dos justos há voz de júbilo e de salvação; a destra do SENHOR faz proezas.
Pois bem, acabamos de ler o centro da Bíblia. E o que ele nos mostra? – A salvação em cristo Jesus!
Como assim?
Esse versículo é profético e messiânico. Ele nos fala das tendas dos justos, os salvos, a nossa voz de júbilo após aquele grande dia, na Glória, e ainda afirma que a destra do Senhor faz proezas. Quem está assentado a destra do Pai? Jesus!
Jesus faz proezas! Jesus salva! E nós, nas nossas tendas, moradas celestiais iremos celebrar a nossa Salvação! Amém!

Ok. Afirmamos que Jesus é o centro da Bíblia, e a salvação também é o tema central da Palavra de Deus. Mas “toda” a Palavra realmente nos mostra a Salvação, a Graça e o Amor de Deus para conosco? Ela mostra o plano maravilhoso de Deus para com todos nós?
Veremos...
Vamos ler Gen. 01:01 – No princípio criou Deus os céus e a terra.
Interessante. A primeira coisa que a Bíblia afirma que Deus criou foi os céus.
Céus? Por que no plural? Não há apenas um céu?
Não! Há 3 tipos de céu:
  1. A Atmosfera. O céu azul sobre nós.
  2. O cosmos. O universo e suas galáxias.
  3. A morada celestial. O céu espiritual. A Glória!
O terceiro céu é citado em 2 Cor.12:2-4, quando Paulo fala sobre um homem que foi levado ao “Paraíso”.
Mas o que o terceiro céu tem haver com a salvação? Claro, Deus no seu supremo controle, organização e planejamento criou, logo de início, a morada celestial onde todos nós iremos morar.
Veja esta ilustração: Se você está enfermo, machucado e fragilizado. O que é melhor para você? Que eu te leve para a minha casa ou para um hospital?
É claro que a resposta será “um hospital”! Então primeiro eu preciso que seja criado um hospital.
Se você é uma criança adotada. E eu estou te adotando, porém eu não tenho casa. Seria lógico que eu primeiro construa a minha casa para, depois, levá-lo até lá, correto?
Assim Deus fez primeiro a Sua morada, o terceiro céu, para aí sim, depois, nos levar para morar com Ele!
Mas o que nos ajuda a compreender e aceitar a idéia que Deus criou, dentre as suas criações, primeiramente o nosso lar celestial?
Simples! Jesus confirma isso em João 14:03-c, que diz “...vou preparar-vos lugar.”
Meu amado, quando você vai a um hotel ou pousada, e o recepcionista informa que estão preparando o seu quarto, não significa que eles estão levantando parede de tijolos, “emassando” ou pintando, colocando as portas e janelas do seu quarto e sim, que eles estão arrumando, ajeitando para que você se sinta confortável enquanto você estiver por ali.
Quando você vai à casa de seus pais. A sua mamãe diz que vai preparar a sua cama. Não quer dizer que ela foi construir uma cama para você. A cama já está pronta, ela foi somente trocar as fronhas, os lençóis para você usar e descansar!
A nossa morada celestial, o terceiro céu, foi criado em Genesis 01:01, e Jesus só estava dizendo, em João 14:03, que estaria aprontando a mesa para a nossa boda, ajeitando as cadeiras, arrumando a toalha e talheres para a ceia do Senhor! Para quando ele nos salvar, já vai estar tudo arrumado. Aleluia!
Agora pense... Em quanto tempo você acha que Jesus levaria para arrumar tudo? Muito rápido! Jesus não deve arrumar muito tempo arrumando, preparando as coisas para, logo logo levar a Sua Noiva para jantar! Amém!

Ok. A Bíblia toda é Cristo? A bíblia toda é salvação?
Sim! No início, meio, e agora o fim.
Leiamos o último versículo bíblico. Apocalipse 22:21
Que diz – “Que a Graça do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja com todos vós. Amém!”
Deus torce e nos oferece a Graça do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Ele oferece a sua Graça para que estejamos com Ele naquele grande dia.
O que nos salva? A maravilhosa Graça de Cristo, e mais nada!
E Deus sempre planejou e desejou que estivéssemos com Ele, criando a morada celestial antes da terra.
A morada celestial, o repouso do Senhor (como diz em Hebreus), foi criada antes da fundação do mundo.

Para encerrar, a Bíblia é cristocêntrica.
A bíblia toda nos mostra a salvação e o desejo de Deus em nos salvar.
No início ele criou a nossa morada, o terceiro céu em Gen. 01:01.
No meio, no núcleo da Bíblia, Deus nos dá a dica de como seremos felizes e jubilosos nas tendas, nas moradas celestiais aprontadas por Jesus, que faz grandes proezas. Em salmos 118:15.
E no fim da Sagrada Escritura, ele nos deseja que a Graça do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja com todos nós, para termos discernimentos das palavras escatológicas, pra sermos exortados, consolados e aconselhados pelo Espírito santo, para sermos justificados, regenerados, santificados e por fim glorificados, e sermos salvos e morarmos com Ele para todo o sempre. – Apoc. 22:21.
Não há como ter dúvidas ainda que o plano de Deus é nos salvar.
Afinal de contas, e só para concluir... 1 Timóteo 2: 3 e4.
“ (3) porque isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador,
(4) Que quer que todos os homens se salvem / e venham ao conhecimento da verdade.”
Vejam bem, nós devemos ser muito importantes e amados para que Deus, em toda a Sua Palavra, insista em nos mostrar a Salvação em Cristo Jesus!
De agora em diante, frases como “Jesus salva!” ou “Jesus te ama e quer te salvar!” fazem muito mais efeito e significado para mim.

Alexandre Monsores
Maio 2012




Um comentário:

  1. Suas mensagens são muito boas e vir a seu blog é uma benção.Dou-lhe os parabéns e continue nessa
    sua força trazendo a cada dia essas mensagens gratificantes de edificação, consolação e exortação. É este o alvo da nossa vida, incentivar a continuar a nossa caminhada pelas veredas da luz, com alegria falando das maravilhas do nosso Salvador. Que sua vida brilhe mais e mais a cada dia. As minhas cordiais saúdações em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir