segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O LADO PREDILETO DE DEUS



Para qual lado Deus está nos direcionando a ir?


JOÃO 21: 04 a 06
“E, sendo já manhã, Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não reconheceram que era Jesus.
Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, tendes alguma coisa para comer? Responderam-lhe: Não.
E Ele lhes disse: Lançai a rede à direita do barco e achareis.
Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes.”

INTRODUÇÃO
Em quantos momentos de nossa vida, momentos esses de completa angústia e sem aparente solução para determinados problemas, que nós necessitamos mais que nunca de uma palavra de Deus? Palavra esta que nos diga em qual direção ir ou quais atitudes tomar.
Mesmo que não O reconheçamos logo de início – assim como os discípulos naquela manhã – é possível que Deus esteja nos direcionando de forma e na direção corretas ao sucesso de nosso “caminhar” como cristãos.
Assim foi naquela manhã no Mar de Tiberíades. Jesus sabia que, mesmo com a experiência na prática da pesca daqueles homens do mar, eles, por não ter mais opção alguma, acatariam a ordem de um desconhecido – a princípio. Afinal de contas eles não tinham nada a perder, exatamente como nós em alguns momentos de nossas vidas.
E assim, o lado direito foi o lado em que estava a bênção para seus discípulos. Não se pode nem afirmar que eles foram obedientes ao Senhor, afinal de contas eles poderiam ter jogado a rede no lado esquerdo do barco, pois como ser obedientes a alguém que poderia ou não ser o seu Mestre?
Por que Jesus iria preferir orientá-los a jogar a rede para o lado direito? Seria puro acaso? Não; o acaso não existe para Deus! O que chamamos “coincidência”, Deus chama de “controle”.
Agora, será que o lado direito seria simplesmente o lado predileto do Senhor? Esta pergunta é feita devido ao número de ocasiões em que este lado – o direito – e suas analogias aparecem na Poderosa Palavra de Deus. Mas o que representariam os quatro lados, inicialmente os lados direito, esquerdo, o lado de trás e o da frente?
Vamos ver em qual lado o Senhor está nos direcionando ir hoje.


O LADO DIREITO

1. O lado direito representa “segurança”.

Em Êxodo Cap. 15:06 ( A Tua destra , Ó Senhor, é gloriosa em poder; a Tua destra, Ó Senhor, destroça o inimigo.)
Vimos nesse texto a confiança total em Deus, que acima de tudo desfaz os obstáculos e quebra barreiras, destroça o inimigo e zela pela justo. Basta confiarmos nEle.

Em Salmos 63:08 ( A minha alma se apega em Ti, a Tua destra me sustenta.)
Aqui nos atentamos a reconhecer a total dependência de Deus.


2. O lado direito representa, entre outras coisas, “domínio”.

Em Apocalipse 5:01 ( E vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos.)

O Senhor guarda com a sua mão direita o futuro que só pertence a Ele. O que podemos saber, segundo a própria Palavra, é que a igreja será resgatada, salva, livre da grande tribulação e que o Senhor tem total domínio e controle da situação, seja qual ela for.

Permaneçamos a Sua destra, sigamos para o lado direito que é o lado mais seguro, afinal, Estevão viu, cheio do Espírito Santo, que Jesus estava em pé à direita do Pai.
O Pai coloca o seu próprio Filho à direita.


O LADO ESQUERDO

1. O lado esquerdo representa o coração, terreno fértil onde Deus deposita Seus dons.

Em Êxodo 36: 1 e 2 ( Assim trabalharam Bezalel, e Aoliabe, e todo homem sábio de coração a quem O Senhor dera sabedoria e inteligência, para saberem como haviam de fazer toda a obra para o serviço do santuário, conforme tudo o que o Senhor tinha ordenado. Porque Moisés chamara Bezalel, e a Aoliabe, e a todo homem sábio de coração em cujo coração o Senhor tinha dado sabedoria, isto é, a todo aquele a quem seu coração movera que se chegasse à obra para fazê-la.)
O Senhor deposita em nossos corações os talentos necessários para fazer a Sua obra. Quem afirma que não há sabedoria em algumas decisões baseadas em nossos impulsos no coração, no tocante a fazer a obra de Deus, pode estar cometendo um ledo engano.


2. O lado esquerdo representa sensibilidade à voz do Espírito Santo.


Em 2 Coríntios 3:03 ( estando já manifestos como carta de Cristo, ministrada por nós, escrita não com tinta, mas pelo Espírito de Deus vivente, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações.)
A Palavra de Deus nos deixa claro que nada adianta seguir a risca as condutas e doutrinas cristãs se não nos encontramos alegres em cumpri-las. É preciso que haja confirmação em nossos corações de que o que estamos fazendo, ou ir fazer, é o correto. O primeiro lugar onde confirma que a “ordem” que Deus nos dá, ou os passos que vamos seguir estão corretos, é no nosso coração.



O LADO DE TRÁS

1. Atrás significa “passado”.

Um visionário chamado John Walker foi o mentor dessa frase: “Não podemos caminhar se ficarmos no passado”. Tão marcante quanto seu significado, olhar adiante sempre é um desafio, quando se observa como as coisas funcionam no seu plano natural e aparentemente lógico. Essa frase faz mais sentido ainda, com outra, de Rick Warren: “O maior inimigo do nosso sucesso no futuro é o nosso sucesso no passado”.
Há aqueles que ficam presos ao passado devido a um trauma sofrido que nem imaginam o que é um futuro. Não conseguem enxergar o futuro e muito menos vislumbrar coisas maiores e melhores do que as que viveram. O passado se torna uma espécie de amigo. Quando nossa vida está “amarrada” com algo ou alguém, não caminhamos mais. Quando não liberamos o perdão a quem é devido, não caminhamos mais. Quando os sonhos parecem morrer, não vivemos mais.
O passado e o futuro me trazem a memória a Palavra de Deus: (Colossenses 1.13.) “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor.” Quando Deus nos tira das trevas e nos leva para a luz podemos ver o que há no fim do túnel e com certeza, não há razão de ficarmos presos ao passado. Deus quer que caminhemos sempre adiante, brilhando sempre na luz de Cristo.

Não há dúvidas que o que sofremos hoje é conseqüência de nossos atos no passado. Assim como os méritos e frutos colhidos dependem do que foi plantado no passado. Baseado nesse pensamento, o “hoje” é o passado de amanhã, isso significa que devemos ser prudentes no que fazer ou que atitudes tomar hoje!


2. O lado de trás representa também “arrepender-se”.


Em João 3:3-7 (Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.)
Sim, nascer de novo significa voltar ao passado, voltar a ser criança, para ser nova criatura.
Voltar atrás é perdoar e pedir perdão.
É sarar feridas ainda abertas.
Rever conceitos errados.
É saber dar a “ré” e buscar algum irmão que ficou no meio do caminho. É resgatar.
É voltar a ser criança.
É voltar ao primeiro amor!


O LADO DA FRENTE

1. À frente representa, entre tantas coisas, o “futuro”.

Em Provérbios 24:20 (porque o maligno não terá bom futuro, e a lâmpada dos perversos se apagará).
Mais uma vez A Palavra de Deus é bem clara quanto o resultado das nossas ações e comportamento hoje. O futuro para o ímpio é tão óbvio quanto o futuro do servo fiel.
Não devemos correr no momento de andar, assim como não devemos andar nos momentos de ficar parados. Há momentos que devemos esperar a soberana vontade e direcionamento de Deus.
Habacuque soube esperar o futuro que Deus tinha para o seu povo. Habacuque esperou louvando ao Senhor. Nós não temos nada a perder (ou temer). O justo vive pela fé.
“O futuro pertence a Deus” é mais que um dito popular. Sim, Deus nos orienta a esperar nEle, aguardar e confiar no Senhor.


2. À frente significa também “o óbvio” que não enxergamos.


Existe na cultura oriental uma “charada”:

_O que é que normalmente é feito de madeira, possui quatro pernas, encosto e serve pra sentar?”

Muitas mentes brilhantes procuram respostas absurdas e complexas para tão simples indagação.
A cadeira é a resposta óbvia!
O Evangelho é simples ao entendimento. Lamentavelmente muitos homens são extremamente talentosos em complicá-lo.
Há respostas de Deus que são tão óbvias, estão bem à nossa frente e mesmo assim não as enxergamos.
Em 2 Reis 6:17, Eliseu orou ao Senhor para que o moço que o acompanhava pudesse ver o que ele mesmo estava enxergando.
O Senhor abriu os olhos do moço e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.

Ter olhos de águia é assim, ter visão espiritual.
Isso se tem com intimidade. Intimidade com Deus!
Se você está buscando uma resposta profunda para um questionamento tão simples, ore a Deus. Pois o Senhor pode abrir os seus olhos para algo tão óbvio que você pode surpreender-se!


CONCLUSÃO

Por mais que uma bússola tenha tantos lados para se seguir, ela aponta sempre para o norte. Essa é a direção perfeita e mais segura – se colocarmos O Senhor como o nosso norte.
Jesus, que domina a ciência por trás da multiplicação dos pães e peixes, que controla as condições meteorológicas a ponto de parar uma tempestade. Jesus que sabe o efeito da mistura entre a Sua saliva e o calcário da Palestina, que juntos ativam suas propriedades químicas e regeneram células mortas do globo ótico... Meu Deus! Como esse mesmo Jesus não poderia controlar o simples passear de um cardume de peixes?
Passagens como estas alicerçam ainda mais a nossa convicção de que O Filho e o Pai são Um!
Justamente por causa desse domínio que Deus tem de todas – absolutamente todas – as situações, é que devemos confiar mais na direção em que Deus está nos orientando a ir, seja qual for o lado.
Se você achar que o lado predileto do Senhor é casualmente o direito, o mais racional, então vá! Ele está no controle e domina a situação.
Se você acha que Deus está te mandando seguir seus instintos, a sua emoção, confie de que é o Espírito Santo de Deus confirmando a direção exata em seu coração. Siga o lado esquerdo.
Se você voltar atrás, no intuito de concluir coisas que não terminou – ou terminou mal – então volte! Restaure algo que você destruiu no passado. Se achamos “construir” prazeroso, então reconstruir é prazer em dobro.
Mas se você acha que o Senhor está te mandando ir à frente, ótimo! Mire no alvo e vá. Se você acha que a resposta está óbvia, mas tão óbvia que é quase inacreditável... siga em frente. Não é à toa que Jesus se autodenominou “Caminho”, e esse caminho é para ser seguido a diante.
E finalmente: Qual é o lado predileto de Jesus?
Ao seu lado!


Alexandre Monsores de Assumpção
25 de outubro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário