terça-feira, 24 de agosto de 2010

POR QUE SOFREMOS TANTO?


Salmo 27:14
Espera tu pelo Senhor; anima-te, e fortalece o teu coração; espera, pois, pelo Senhor.


Porque sofremos tanto?
...........................................

Às vezes eu me pergunto: como é que eu consigo esperar tanto em Deus? Ou como eu espero a resposta, e ação é lógico, de Deus às minhas orações?
Como ser paciente com o Senhor numa época em que tempo é dinheiro e tudo, pelo menos na minha vida, anda muito agitado, acelerado?
Pois bem, eu acho que só Deus mesmo, só o Espírito Santo de Deus em mim para alimentar a minha paciência. E é justamente na minha paciência que Ele está trabalhando.
Uma coisa que nunca entendi direito é porque sofremos tanto. No sentido de qualidade (a doença de minha filha Helena), quantidade (perseguição no trabalho, crise financeira, enfermidade na família) e a duração da tribulação (dois anos de tratamento).
A frustração é comum no homem, incluindo cristãos. A exemplo disso temos os salmos 28 e 77:
SALMOS 28:1 - A ti clamo, ó Senhor; rocha minha, não emudeças para comigo; não suceda que, calando-te a meu respeito, eu me torne semelhante aos que descem à cova.
SALMOS 77:7 - Rejeitará o Senhor para sempre e não tornará a ser favorável?
8 - Cessou para sempre a sua benignidade? Acabou-se a sua promessa para todas as gerações
9 - Esqueceu-se Deus de ser compassivo? Ou na sua ira encerrou ele as suas ternas misericórdias?
10 - E eu digo: Isto é minha enfermidade; acaso se mudou a destra do Altíssimo?

Habacuque chegou a chamar o Senhor de surdo.
HABACUQUE 1:2 - Até quando Senhor, clamarei eu, e tu não escutarás? Ou gritarei a ti: Violência! E não salvarás?

Homens cheios do Espírito Santo e íntimos de Deus perderam suas paciências e puderam questionar, murmurar e até entristecer ao Senhor.
Bem, se eles puderam eu também posso!
Só, que a Bíblia deixa claro que nesses 3 exemplos de reclamação a Deus, nos textos seguintes há louvor, adoração, exaltação do Nome do Senhor, rendição, tudo pelas bênçãos recebidas e alcançadas.
Mas sim, antes há murmuração.
A exemplo de pessoas que aguardaram os seus milagres acontecerem, temos a mulher do fluxo de sangue, 12 anos sofrendo de hemorragia. Temos o paralítico da porta Formosa, que desde nascido era colocado à porta do Templo para pedir esmolas. E ainda, a mulher encurvada que O Mestre libertou e curou num sábado, após 18 anos sofrendo. Além do próprio povo de Israel, 40 anos no deserto.
Mas mesmo assim todos esses foram abençoados, curados e o povo chegou a Canaã. Conforme Neemias 9:21 - Sim, por quarenta anos os sustentaste no deserto; não lhes faltou coisa alguma; a sua roupa não envelheceu, e o seus pés não se incharam.

Por que reclamamos? Temos pressa?
Marta reclamou com Jesus por causa do seu atraso, Ele poderia chegar a tempo de curar Lázaro. Mas Jesus fez o mais difícil para nossa compreensão. Ele ressuscitou o seu grande amigo.
Outro exemplo é a filha de Jairo, o Mestre demorou a chegar e a menina morreu. Houve um momento de desespero, nada mais podia ser feito, a família já tinha contratado os músicos para tocarem no sepultamento e as carpideiras para prantearem durante a cerimônia. Mas Jesus considerou apenas que a sua morte era apenas um sono, e a reviveu.
Repito, porque temos pressa?
Se não acreditarmos nesses milagres então não acreditamos na Palavra de Deus. E se não acreditamos na Sua Palavra então não acreditamos em Deus! E isso é negar a Deus.
Acredito que um dos motivos para a vinda de Seu Filho Jesus até nós, claro, além do plano da salvação, expiação, redenção... é mostrar que Ele, O Pai, valoriza as nossas orações, nossos clamores em tempo de sofrimento, juntamente através da Sua experiência sofrendo também na carne.
Como assim? Jesus ficou 40 dias no deserto passando sede e fome, foi humilhado e perseguido, sofreu seis terríveis horas pendurado numa cruz (ele foi crucificado às 9 da manhã e morto às 3 da tarde), fora as horas em que foi torturado.
Nós podemos orar: Senhor, tá doendo.
E Ele diz: Eu sei o que é dor.
“Senhor, estou sendo envergonhado e perseguido!”
E Ele responde: Sim, Eu sei o que é isso.
Mas apesar de tudo, creia somente! Tenha fé nesse Deus que nós buscamos. Um dia virá o socorro, a libertação, a cura... a resposta. Enfim, o Poder de Deus será manifesto em nossas vidas. Amém!
A recompensa é de quem tem fé. Mas qual fé?
Vou citar apenas dois níveis de Fé: a básica (dom gratuito) e a sobrenatural.
A sobrenatural é a exigida nesses momentos. A mesma fé de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, a mesma fé de Abraão e de tantos outros heróis da Fé.
Pois bem. Pergunto então: Senhor, PRA QUE o mundo está assim? PRA QUE a minha vida está assim? Nesse caos!
A resposta está em Romanos 11;
ROMANOS 11:33 - Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!

34 - Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor? Ou quem se fez seu conselheiro?


Quem conhece os planos de Deus?
Outra coisa é bem clara, quanto mais buscarmos a face do Senhor em plena turbulência e escuridão, maior é a Luz de Sua Glória.
É melhor você dar valor ao Poder de Deus na cura de um resfriado ou na cura de um câncer?
É mais gostoso glorificar a Deus recebendo um casebre alugado numa avenida, com traficantes como visinhos, ou uma chave de uma casa em local seguro e própria?
Tudo bem... “Em tudo daí graças...”
Mas convenhamos, não sejamos hipócritas, tão melhor não são os testemunhos de milagres inexplicáveis pela ciência? Ou aqueles no dia a dia, como andar, respirar, comer... Milagres triviais?
Você pode até não compreender com a forma como Deus gerencia o mundo. Dando espaço para a iniqüidade, e pecado, e morte, e sofrimento, mas como já disse antes, se não concordarmos com a Soberania de Deus, perderemos o que de mais precioso Ele nos oferece, incluindo a Salvação.
Sendo assim eu prefiro concordar com a forma com que Deus gerencia e domina o mundo como está. Incluindo o sofrimento sobre mim.
Mais Glória é dada ao nosso Deus por causa do fim do longo tempo de sofrimento e pelo peso desse sofrimento, do que se Jesus resolvesse tudo com um simples analgésico, num piscar de olhos.
Aceitemos somente a Graça de Deus.
A Sua Graça nos basta, não é mesmo?
E não precisa ser muito, não! Só um pouquinho. Isso se considerarmos a Graça de Deus como o nosso remédio.
Sendo assim só precisamos de 0,5 ml de sua Graça. E essas graça acompanhada da Fé, todos os nossos sofrimentos vão passar no momento certo.
Mas só 0,5 da Graça de Deus? Como assim?
Se Deus é eterno, tudo o que Ele possui é também eterno. Seu trono, sua morada, sua Glória, sua misericórdia, seu amor, sua Graça... Tudo.
Então o que são 0,5 ml de algo que é eterno?
Eterno!
O pouco de amor de Deus sobre nós tem tamanho eterno e dura para sempre, sua misericórdia sobre nós é eterna. O pouco da esperança que Deus coloca em nós é eterna.
O pouco de vida que Deus coloca em mim e em você é eterna. É vida eterna!
Guardemos isso em nossos corações.
A física nos ensina, na III Lei de Newton, que toda ação corresponde a uma reação de valor igual e sentido oposto. Se isso for verdade – e é – o quanto eu sofro é correspondente ao quanto eu vou louvar quando a bênção chegar.
Partindo desse princípio, Se minha filha Helena sofre a dois anos com sua Aplasia de Medula e ela for curada hoje mesmo, eu louvarei a Deus e agradecerei durante dois anos? Não. Errado!
“Onde abundou o pecado, superabundou a Graça.” (Rom. 5:20).
Indo pela mesma ótica então, onde abundou o choro, será super abundante o riso.
Onde abundou o erro, abundante será o concerto.
Onde abundou a tempestade, abundante será a calma.
Onde abundou a morte, será abundante vida!
Para acabar deixo apenas mais uma palavra:
Salmo 37:3 a 5.
SALMOS 37:3 - Confia no Senhor e faze o bem; assim habitarás na terra, e te alimentarás em segurança.
4 - Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração.
5 - Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.

Alexandre Monsores

Nenhum comentário:

Postar um comentário