Baseado em João cap.06
Somente alguém que se autodenomina “A Verdade” para reafirmar tantas vezes a seguinte frase: “Na verdade, na verdade vos digo...” em um único capítulo. Na verdade nada menos que quatro vezes.
Lendo os trechos separadamente, vimos onde Jesus queria ser mais incisivo.
No versículo 26 Jesus responde-lhes:
_ Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes.
O Mestre nos mostra que, mesmo que tenhamos atravessado um mar inteiro, ou uma cidade inteira de bicicleta, ou quem sabe um bairro por completo sob sol ou chuva, se não buscarmos a Deus e lhe oferecer o melhor culto possível, não escaparemos de, de repente, ouvir uma bronca.
Nunca use a desculpa: Ah, Deus, eu vim de longe numa longa caminhada, para ver milagres, ouvir promessas e “profecias”, e é assim que o Senhor me recebe?”
Deus fala a verdade independente do seu esforço ou intenção, doa a quem doer.
No versículo 32:
_ Disse-lhes pois Jesus: Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu.
Numa simples conjugação verbal (deu e dá), Jesus separa bem a importância e diferencial do maná no deserto e Ele próprio. É claro que foi Deus que enviou ao povo o maná do céu, mas não é isso a que o Mestre se refere, e sim ao Pão da Vida.
No versículo 53:
_Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o Seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.
Jesus insiste em ilustrar a si mesmo como algo digerível, algo que precisa ser apreciado e degustado. Provado! O alimento perfeito para atingir a vida eterna. Vide o versículo 55: “Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida.”.
Mas é no versículo 47 que Jesus é simplesmente objetivo e completo:
_ Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.
Como posso eu me alimentar e não crer que estou me saciando?
“Crer expressa um ato e um processo contínuo. Não poderia tratar-se daquele ato de fé passageiro, que não produz salvação. A fé que salva é algo sempre presente e ativo, que não pode cessar e ainda assim produzir resultados. Os cristãos vivem pela Fé.” (Bíblia de Estudo DAKE).
Segundo o dicionário VINE, crer é “confiar, confiança e não mera crença”.
Quando O Mestre diz “na verdade, na verdade”, para mim significa que o que diz é pautado nEle mesmo. Como se dissesse: “O que digo agora está firmado na certeza de que EU sou a verdade e o que digo não há margem para dúvidas!”.
Uau! Como posso duvidar deste homem (A Verdade) quando afirma que o que diz é mais que a verdade?
Nenhum comentário:
Postar um comentário