terça-feira, 1 de dezembro de 2009

HABACUQUE E O AMARGO REMÉDIO


Por Alexandre Monsores
Baseado no livro de Habacuque

Indignação.
Esse é o sentimento que consumia o profeta Habacuque 600 anos antes de Jesus. Um homem cujo nome significa “abraço” mostra que nível de “intimidade” tinha com Deus, pois não mediu suas palavras ao duvidar da atenção ou da audição do Senhor.
Indignação.
Quantos de nós em alguns momentos, questionamos não somente a supremacia divina como também sua misericórdia? Quantos de nós, em muitos momentos, questionamos as formas como Deus “resolve” grandes (ou ínfimos para Ele) problemas?
Vejamos:
O mar simplesmente abriu.
O sol simplesmente parou.
E mais recentemente, cuspir no chão, fazer lama e pôr nos olhos...que nojo!
Meu Deus! Que meios o Todo Poderoso usa para manifestar o Seu Poder para curar, libertar, livrar... Simplesmente ser DEUS!
Existem remédios que são tão amargos que até duvidamos que sejam bons. Mas antes tomar tais insuportáveis remédios que permanecer doentes, não é verdade? Nem todo mundo é tão masoquista para gostar de agulhadas carregadas de benzetacil. Mas se tão tiver jeito...
Assim Deus enviou o “amargo remédio” ao povo de Judá.
Existe uma técnica muito interessante para evitar que um grande incêndio florestal se alastre. Pôr fogo! Nos arredores do local onde há queimada, ateia-se fogo, na verdade um incêndio perfeitamente controlado, para que quando o primeiro incêndio chegar, não há mais nada para consumir, extinguindo-se então. A isso chamamos de contra-fogo.
Mas curiosa ainda é a conhecida forma de ressuscitação com o desfibrilador. 360 joules para ressuscitar alguém é loucura. Enquanto muitos morrem com uma leve descarga de 12 volts...
Como Deus, sendo Deus, poderia usar de forma diferente no tocante ao povo de Judá?
E mais, o Senhor, que habita no “tempo zero”, pôs fim no amargo remédio dos judeus. Em menos de 50 anos após a destruição de Jerusalém, o império babilônico caiu. É verdade, Deus também acaba com o tratamento.
Nos tempos de hoje não é diferente. Em sua maravilhosa “farmácia de manipulação celestial” o Pai continua fabricando seus amargos remédios, e Ele sabe a hora para melhor empregá-los.
Basta o justo não multiplicar o que não é seu; não juntar em casa bens mal adquiridos; não embriagar o seu companheiro para ver sua nudez; não dizer a imagens “acorda” ou a estátuas “desperta”, e finalmente, viver pela fé, sem nunca deixar de cantar e louvar a Deus.
Habacuque se revelou um grande salmista, mostrando sua servidão e sua fé inabalável mesmo após seu momento de indignação.
Seu prefeito está ilicitamente enriquecido?
O senado está corrompido, assim com aqueles que são pagos para nos guardar e proteger?
Morte a tiros num acidente de trânsito?
Milhares de pessoas se esbofeteando e se empurrando para tocar na roupa de uma boneca de madeira em pleno sírio de Nazaré?
Sim. Indigna-se!
Mas viva pela fé.
A qualquer momento, assim como em Habacuque, Deus enviará o “amargo remédio”. Mas fiquemos tranqüilos, nós não o tomaremos, pois estaremos vivendo ao Seu lado para todo o sempre e sempre e, finalmente, conheceremos o que é habitar no “tempo zero”.

Alex Monsores

Um comentário:

  1. VALEU BEM NA HORA EM QUE PRECISAMOS TANTA TRAGÉDIAS E O ULTIMO MASSACRE NO RIO QUE DEUS ABENÇOE

    ResponderExcluir