segunda-feira, 28 de março de 2016

SIGA A JUSTIÇA E A BONDADE!!!



Meu amigo e companheiro de Ministério, Pastor Flávio, da Igreja Cristã Unção na Freguesia/Jacarepaguá/RJ  disse certo dia que, "o morno não possui identidade."
E ainda explicou.
Quando você põe seu prato com comida ainda quente sobre a pia, e vai atender ao telefone, minutos e minutos se passam e, quando você vai enfim comer, percebe que sua comida está?
... "fria" seria a tua resposta, não é mesmo?
Pois bem, Quando você tira um refrigerante gelado de um freezer, coloca junto da comida em cima da pia e vai atender ao mesmo telefonema... minutos depois seu refrigerante estará?
... "quente" seria a sua resposta.
Mesmo que a comida esteja morna tendendo para quente, ou o refrigerante esteja morno tendendo para frio, você dirá que a comida estará FRIA e o refrigerante estará QUENTE!
Pois é... O CRISTÃO MORNO, SEGUNDO ESTA ILUSTRAÇÃO, ELE NÃO POSSUI IDENTIDADE!

PROVÉRBIOS 21:21 nos ensina:
"O QUE SEGUE A JUSTIÇA E A BONDADE ACHARÁ VIDA, JUSTIÇA E A HONRA."

Eu sigo aquilo que eu vejo, e se eu não vejo eu sigo aquilo que sinto ou procuro. Eu sigo rastros , eu sigo pistas, vendo os seus sinais. Como um detetive vendo pegadas, sentindo cheiros, ouvindo sons, recolhendo pistas. Como um índio apache encostando seus ouvidos ao solo para ouvir o cavalgar de uma cavalaria ao longe, eu apenas sigo.
eU SIGO AQUILO QUE ESTÁ À MINHA FRENTE. sE ESTÁ ATRÁS DE MIM ENYÃO EU É QUE SOU SEGUIDO.
aSSIM COMO AS BÊNÇÃOS QUE ME SEGUIRÃO.
eU SIGO ALGO QUE ME INTERESSA, LÓGICO. sE NÃO ME INTERESSA EU NÃO SIGO.
Mas com QUAL INTENÇÃO eu sigo a JUSTIÇA?
No caso do Cristão, ele busca a justiça porque precisa dela.
O que ocorre é a forma como buscamos a justiça. De forma serena, calma, ou vorazmente?
Lembremos do que Jesus disse em Mateus 05:06.

"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;"

Bem aventurado, próspero... Feliz!
Mas não é o que parece! Estamos sendo perseguidos, afligidos, humilhados. Aborrecemos, temos mal estar.
Mas Jesus, mesmo assim diz que seremos satisfeitos e bem aventurados.
Ou seja, sigamos a Justiça de forma voraz sim! (Fome e Sede!).
Vamos buscar seus sinais, suas pistas, seus sons, mas sigamos sedentemente e famintos!
Mas qual a consequência desta busca? Veremos à frente...
O que segue a BONDADE. A bondade, para deixar bem claro, está em Gálatas 05:22, como parte do Fruto do Espírito.

"Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança."

Jesus nos convida a seguir o Fruto do Espírito.
Efésios 05:09 também diz:

"Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade);"

Precisamos seguir a bondade - a Deus, e se somos filhos da Luz, nós temos essa bondade em nós. (pelo menos deveríamos ter).
Ou seja, SIGAMOS A JUSTIÇA E A BONDADE. Caso o cristão não as busque, estará deixando de ser filhos da Luz, filho de Deus, num mundo e momento tão óbvio e precioso para que te vejam como espelho de Deus.
Pensemos, vamos pensar...
O versículo de Provérbios 21:21 não nos diz QUANTO TEMPO dura esta busca!
Quanto mais longe da justiça,  mais tempo para encontrá-la.
Mas e se eu já encontrei a justiça (ou o senso de Justiça) a seguramos para nunca nos deixar. Não a perderemos de vista!
A mesma coisa trata-se da Bondade. Uma vez encontrado a Bondade, não a largue jamais!
A boa notícia é esta:
"Quem segue ... encontra. Quem procura... Acha!"
Achará a VIDA!
Eu, particularmente, vejo isso como "qualidade de vida".
Se você está buscando justiça e bondade, não há como você encontrar algo ruim.
Mas veja, COMO FIM. Ou seja, no fim da caminhada!
Durante esta caminhada é claro que você irá passar por muitas pessoas problemáticas, falsos cristãos, falsos pastores, políticos moralmente derrotados, abandono, etc... E, naturalmente somos feridos, magoados, calejados.
A vida não é fácil. Que contradiz isso é "crente triunfalista burro". Jesus mesmo disse que teríamos aflições.
Não é a fé que remove montanhas, como disse muito bem Pastor Francisco Becker. É a PALAVRA que a remove. Pois após ter a tal fé, será necessário "DIZER AO MONTE SAIA DAQUI E MOVA PARA ALI..."

"Porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele”


Ou seja, não basta ter FÉ, mas DIZER, ordenar, usar a tua voz e dizer.
Não basta ter fé... tem que ter "palavra", Tem que ter AÇÃO!! O próprio Deus, para fazer tudo que há, usou o "HAJA!".
Mas o que importa, repito, é O FIM! A chegada. Entre iniciar a caminhada e chegar ao que interessa, a isso chamamos VIDA. Há muita coisa pra acontecer neste tempo. Mas no final encontramos a vida.
Provérbios 21:21 também nos diz que o que seguimos, achamos.
Se procuramos Justiça, no fim de tudo encontramos Justiça. ou seja, vale à pena!
O Verso diz ainda, e finalmente, que encontramos Honra.
Romanos 02:10 - PARTE A diz ...

"Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; (...)"

O final é a Honra! Mas não A HONRA TERRENA, MAS A GLÓRIA!!!
Não estou afirmando que a honra da "salvação" é devido "a boas obras", claro que não. Mas se somos filhos da Luz, se reconhecemos Deus como nosso Pai, Jesus como Salvador, e ser cheios do Espírito Santo, naturalmente seguimos a justiça e bondade.

O ímpio faz obra falsa, mas para o que semeia justiça haverá galardão fiel.
Provérbios 11:18

É a pura lei da SEMEADURA.
Jó 04:08 diz que quem lavra iniquidade e semeia o mal, colhem o mesmo.

Crendo na JUSTIÇA E BONDADE.
Crendo que, como filhos da Luz, devemos seguir a justiça e bondade.
Nada melhor que, como cristãos, tendo em mente A MENTE DE CRISTO, seguir a Cristo e, uma vez seguindo a Cristo, a Palavra diz para buscar a Deus, de todo o coração... e acharemos Deus. A fonte da Justiça, Vida e Honra!
Convido a todos a buscarem A Justiça e a Bondade.
Principalmente os "cristãos de carteirinha", para encontrar vida, justiça e honra.
E até que venha O Senhor, mostrar a justiça e bondade aos homens, deixar de ser mornos sem identidade. Abandonar tudo o que te prende a terra e homens e seguir os princípios cristãos, seguindo a Cristo e honrá-lo com sua vida na sociedade.
Sendo justos e bondosos - bem aventurados seremos!
SE A IGREJA BUSCASSE AMANHÃ SER MAIS JUSTA E BONDOSA, O BRASIL SERIA OUTRO!

___________________________________________________
Alexandre Monsores - Março 2016
















2 comentários: