terça-feira, 15 de março de 2016

A ARMADURA DE DEUS – ANÁLISE PEÇA POR PEÇA.






Na história das Guerras, encontramos uma atualização ou modernização de táticas, armamentos ou pensamentos.
Cada batalha depende de conhecer o seu oponente, o terreno, etc, para se implementar as técnicas de guerra e o material aplicado.
O motivo das batalhas na pré-história era o acesso à água, por território, comida. Na atualidade continuaram as lutas por território, água, no entanto, incluímos então petróleo, poder, dinheiro...

Albert Einstein afirmou certa vez: “Não sei como será a terceira guerra mundial, mas a quarta será de paus e pedras.”

Antes eram flechas, arcos e pedras, vieram a pólvora e as balas e projéteis, temos mísseis teleguiados. Das carruagens vieram os tanques velozes, das embarcações lentas vieram os submarinos nucleares, e dos biplanos vieram os drones não tripulados.
São, definitivamente, outros tempos!

Mas e quanto as BATALHAS ESPIRITUAIS? Houve algumas adaptação ou modernização das armas ou táticas de guerra?
Que elemento novo foi inserido na tão antiga batalha nas regiões celestiais?
Uma vez o mapa, as regras, as armas e as técnicas em nossas posses, o que faremos?
Vamos ler...

Efésios 06:11-17
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;

Primeiro vamos deixar claro uma coisa, quando a Bíblia cita que “a peleja não é tua, mas do Senhor...”, ou “nesta peleja não terás que pelejar...”, ela está se referindo a textos do Antigo Testamento, onde e quando Deus intervinha com seu poder, com fogo, abrindo o chão, o mar, terremotos, fogo do céu, saraiva, pragas, etc. Era um tempo em que Ele mesmo manifestava e resolvia. São textos pontuais isolados na história do povo judeus e, naturamente, devemos ter cuidado em usar a exegese bíblia a favor da igreja.
Somos a igreja instituída no Novo Testamento, logo, com o advento de Jesus Cristo e com a pessoa do Espírito santo, o discurso é outro, ou seja: SOMOS SOLDADOS SIM! E a luta é NOSSA!
Veja...

2 Timóteo 2:03 - Tu pois, sofre as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo.

Todos os versículos, eu disse TODOS, que falam sobre batalha ou guerra, fala sobre A NOSSA LUTA. Exceto em Apocalipse em que encontramos o próprio Cristo em futura batalha no Armagedon.

Então saiba, esse negócio de que “a batalha não é tua”, nos dias de hoje, é um verdadeiro convite a morte espiritual ou suicídio!

Deus pode vir quando você estiver cansado, caído ou frustrado, mas através do seu Consolador Espírito te alimentando com a Palavra de Deus ou usando algum irmão para juntos, passarem pela prova em intercessão, oração ou uma palavra amiga.
Somos igreja, somos soldados espirituais em situações espirituais. Ou seja, se prepare para lutar.
O inimigo conhece a sua fraqueza, mas também sabe que “o teu poder se aperfeiçoa nesta fraqueza”, correto? No entanto você também conhece o inimigo. Entretanto você está armado com O QUÊ?
No versículo 12, no final, está escrito “NOS LUGARES CELESTIAIS”, como assim? . Logo antes cita que nossa batalha não é contra carne e sangue, mas espiritual.
Pois bem, em Cristo somos cidadãos do céu. Lembre-se:
Jesus foi morto por nós (em nosso lugar) – A bíblia fala que morremos com Ele.
Jesus ressuscitou por nós – Ressuscitaremos com Ele.
Jesus foi exaltado por nós – Seremos exaltados com Ele.
Logo, devemos reconhecer que a Palavra de Deus nos convida a espiritualizar estes versículos de Efésio 6.
Se a armadura de Deus é um objeto espiritual, se o inimigo é espiritual, nada mais LÓGICO que certificar a batalha como sendo espiritual em LUGAR espiritual.

Analisemos as peças da armadura:

1.     O CINTO DA VERDADE – Largo, cobria parte dos órgãos genitais e os rins. Essa “verdade” contida no cinto, não estando com letra maiúscula, significa exatamente a ausência da mentira.
Uma igreja não cresce fundamentada em mentiras. E se esta cresceu, está fadada ao fracasso. Lembre-se que estamos falando de coisas espirituais, logo, percebemos que muitas igrejas (templos) suntuosas, megalomaníaca, lotadas ou inchadas.

Um dos maiores motivos para o INCHAÇO é a RETENÇÃO de líquidos. Ou seja, uma igreja inchada é aquela que deixou de FLUIR RIOS DE ÁGUA VIVA!

A igreja cheia que você vê nos dias de hoje, cheia de heresias e invencionices bíblicas, tenha uma certeza: Estará vazia no céu!

Está perdendo a batalha espiritual?
Bem, então elimine as mentiras. Desde aquelas baseadas em falsas verdades bíblicas, heresias e falhas infantis ou mal-intencionadas ma exegese, quanto as mentiras entre irmãos.

Veja o mesmo livro de Efésios: cap. 4, vers.25 –.
Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.
Não minta! Eu sei que dá vontade de vez em quando. Mas esforça-te!
Um simples ato pode fazer com que falte uma peça de sua armadura espiritual.

2. A COURAÇA DA JUSTIÇA - A couraça protege órgão importantes, dentre eles um vital, o CORAÇÃO.
Mas, Monsores, numa batalha espiritual eu preciso guardar o meu "coração espiritual"?
O que é o coração espiritual?
Muitas vezes, a Bíblia se refere à mente do homem como seu “coração”. Um homem pensa ou raciocina com seu coração (Marcos 2:6-8). Ele acredita com o coração (Romanos 10:10) e fala do “tesouro” do seu coração (Mateus 12:34-35). O coração bíblico não é apenas um lugar de emoções; é onde o homem tem vontade, onde se encontra sua consciência.
O pecado encontra também origem no coração ENVENENADO do homem (Marcos 7:21-23).

Marcos 7:21-23 - Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios,
Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.
Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.


Sim! Absolutamente! Devemos guardar o nosso coração espiritual!
Confira isso em Provérbios 4:23.
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.

Ok, mas preciso guardar o meu coração DO QUÊ?
De um mundo que jaz no maligno, guarde da saudade deste mundo, da tristeza, guarde de traumas, proteja da avareza, da arrogância, da fofoca. Proteja o seu coração do ódio, da paixão (aquela descontrolada), da ganância.. e tantas outras coisas que não condizem com um coração cristão.
E digo mais, guarde o seu coração do DESEJO DE COISAS MATERIAIS, livre o seu coração da posse de bens materiais e do doentio sentimento de posse.
Estamos falando de batalha espiritual, logo, porque encher o seu coração do desejo de coisas não espirituais. Não coloque as riquezas desse mundo em seu coração.

Veja Mateus 06:21 - Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

Quanto a couraça da Justiça, apóstolo Paulo não está inventando nada. Ele está apenas endossando o que Isaías havia dito.

Isaías 59:17 parte A - Pois vestiu-se de justiça, como de uma couraça (...) 


Está perdendo a batalha espiritual?
Então pergunte a si mesmo: o que você colocou em seu coração? Lixo? Posses? Bens terrenos? Sentimentos ruins e mundanos?
Limpe o seu coração e vencerás!

3. O CALÇADO DO EVANGELHO DA PAZ - Vejam o que deveria ser o "óbvio" - o Evangelho ser sempre da Paz!
Paulo novamente não está inventando nada, repetiu mais uma vez Isaías.

Isaías 52:7 - Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina!

Anuncie um Evangelho de Paz e Amor, e não o de "juízo".
"Venha para Deus porque se não vai pro tártaro do inferno!" . Bem, isso é até uma verdade, mas não faça desse jeito.
"Venha para Deus porque ele te ama, como me amou e ama, que sofre o que você sofre, um Deus que vence o que você vence, que chora o que você chora ri quando você ri. Um Deus que, por amor, morreu para nos aliançar com O pai." - Pronto, assim!
E como o Evangelho é DA PAZ, e como VOCÊ EVANGELIZA COM A SUA VIDA, pare de fazer contenda!
As pessoas estão vendo por onde você anda, por onde seus pés estão pisando.
Fique em paz, irmão, obreiro e pastor! Don't Worry, Be happy!

Se seu caminho está marcado por pegadas irritadas, arrastadas e conflitas, significa que você está descalço. Por onde você andar, leve PAZ. É o primeiro sinal que você está evangelizando da forma certa e está calçado com as sandálias do Evangelho da Paz.

Está perdendo a batalha espiritual?
Esteja e propague a Paz. Falar "a Paz do Senhor" é muito mais que um cumprimento, é viver em paz!


​4. O ESCUDO DA FÉ - Aqui está uma das mais importantes peças de sua (de Deus) armadura espiritual.
Falar de FÉ nunca é fácil. Alguns dizem que tem a ver com a razão. Outros com a emoção ou exclusivamente com o espiritual.
Vamos a seguinte imagem:
Segundo Efésios 6, se a sua fé é pequena, significa que seu escudo é pequeno. Se for pequeno, você terá que escolher a parte mais importante para se proteger. Seja esta a cabeça (ainda existe o elmo) o peito (há a couraça), as pernas, etc.
Mas se sua fé é grande, capaz de cobrir o seu corpo por inteiro, mais confiante você fica, claro!
No entanto, você já foi a alguma batalha sem fé? Imagina...
Você sempre tem que estar munido deste escudo espiritual. Caso contrário, nem saia à batalha!
Imagine ainda pessoas que precisam entrar contigo nesta peleja, e não estão com o escudo, logo, você terá que colocá-los atrás de seu escudo da Fé.

Está perdendo a batalha espiritual?
Só entre na batalha se você estiver com o escudo da Fé, e mais, aumente-o!

​5. O CAPACETE DA SALVAÇÃO -  Este é, juntamente com o Escudo da Fé, o instrumento mais difícil de se colocar em nós.
Lembrando que, mais uma vez, apóstolo Paulo está repetindo algo que Isaías já dizia:

Isaías 59:17 - parte B - Pois vestiu-se de justiça, como de uma couraça, e pôs o capacete da salvação na sua cabeça,(...)

Mas quando se fala sobre "elmo" (ou capacete) da Salvação, nós OBRIGATORIAMENTE falamos de ESPERANÇA.
Há batalhas que perdemos porque perdemos a esperança na Salvação.

Uma breve explicação: A batalha é um combate entre duas ou mais forças armadas. É mais vulgarmente uma alternância física entre dois ou mais exércitos. A guerra é mais uma briga estratégica entre duas ou mais entidades, como os países, nações, etc.
Batalhas são entre os soldados, enquanto a guerra é entre países ou nações. As batalhas podem ser ganhas e perdidas, mas não podem determinar o fim da guerra. As batalhas são geralmente de curto prazo, enquanto as guerras são demoradas.

A nossa guerra é entre o Reino de Deus contra o reino das trevas. A glória contra o mundo.
Mas as nossas batalhas são no emprego, na saúde, nas tentações... Tantas e tantas batalhas nesta única guerra entre a Vida e a morte. Mas como Jesus venceu a morte, nós também venceremos!
Mas se perdemos algumas batalhas (e sim, perdemos) deixamos escapar o capacete da Salvação de nossas cabeças.
Sempre nos acusamos de perder a Salvação. Traí - perdi o elmo. Menti - perdi o elmo. Ensoberbeci - perdi o elmo. Não me santifiquei - perdi o elmo! Não granjeei talentos - perdi o elmo!
Amarre bem o capacete da Salvação em sua cabeça. NÃO SERÁ COM QUALQUER TOMBO QUE VOCÊ IRÁ PERDÊ-LO!

Está perdendo a batalha espiritual? Não perca a esperança da tua Salvação!
Se você se sentir abatido, pense em 

2 Coríntios 4:09.
Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;

Satanás não quer te matar, afinal, a morte já é inerente a todo ser humano. O que ele deseja é que você não seja salvo!

​6. A ESPADA DO ESPÍRITO -  Que É A PALAVRA DE DEUS.
Esta "espada" é a Palavra escrita de Deus.
Há autoridade nesta Palavra.
Vejam Jesus em Mateus 4.

Mateus 4:4-11 - E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.
Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.

A batalha de Jesus foi vencida na Palavra.
Reparem que a armadura espiritual do cristão há somente uma ferramenta de "ataque", por mais que você possa jogar o capacete na cabeça dele, dar uma chinelada no rabo do capeta ou dar uma escudada no inimigo, retirar uma das peças de seu lugar original pode dar problemas. A espada serve para defesa e, fundamentalmente, para ataque. Caso contrário ela não seria afiada.
Não invente algo que não está escrito na PALAVRA, não invente outra arma de plástico, arma falha, arma falsa para atacar o inimigo.
Não dê ouvidos algo que digam que seja uma "nova" ou "prática" arma de ataque ao inimigo, se isso não estiver na Palavra de Deus.

Não coloque roupa do lado avesso, não use sal grosso, água benta, envelopes, rosas, arcas em miniatura, sabão... pelo amor de Deus! Tudo isso NÃO SÃO ARMAS, não é a Palavra de Deus!!! E o pior, dinheiro de ofertas e dízimos também não são armas contra o diabo! NÃO BIBLICAMENTE!
Não é sua música que ataca, sua dança ou coreografia. Mas a Palavra santa e poderosa de Deus!

É a Palavra de Deus! Use a Bíblia como ataque ao inimigo.
Se proteja com todos os elementos da armadura espiritual de Deus. E uma vez protegido - bem protegido - então use a Palavra quando for preciso.
A menos que você deseje usar armas inventadas por homens.

Está perdendo a batalha espiritual?
Então use a arma certa. Mas tenha domínio dela, se não você acaba se ferindo, afinal, ela tem dois gumes! Estude-a, vá a escola dominical, faça seminários, fóruns. Estude a Espada!
Seja um prudente e hábil soldado de Deus, serás sim vitorioso.

___________________________________________________
Alexandre Monsores - março 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário