terça-feira, 16 de junho de 2015

NINGUÉM ME REPRESENTA





2 Corintios 5:20 - De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.
Embaixador é o funcionário diplomático de mais alto nível acreditado junto a um Estado estrangeiro ou organização internacional, encarregado de chefiar a missão diplomática de seu país que ostente a classificação de embaixada ou delegação, ou seu equivalente. Detém plenos poderes para representar o seu país e, em geral, para celebrar tratados entre o Estado que representa e o Estado que o acolhe.
Muito bem, quando citamos a afirmação que alguém, pessoa física ou jurídica, nos representa, é preciso saber de fato o que significa esta afirmação.
Tem sido comum este tal verbete nas redes sociais, em manifestações físicas ou virtuais, em TVs, passeatas, etc. Porém, seria muito importante, ainda mais ao povo Cristão, saber “o que” ou “quem” o representa e se de fato representa.
Quando posso afirmar que alguém ME representa?
Aqui vai a definição: REPRESENTAR.

1.      servir para expressar, designar ou denotar (como uma palavra ou símbolo, por exemplo); simbolizar.

Ou seja, o cantor pop Prince deixou de expor o seu nome e criou um símbolo para tal. Os símbolos © ou ® existem para informar sobre domínio ou uma marca registrada. Logo, apenas logomarcas poderiam representar meu nome ou minha empresa, caso eu precise. A cruz representa o cristianismo, assim como o Ictus (peixe) adesivado no carro. Daí, subentende-se que o proprietário do automóvel seja cristão.

2.      expressar ou designar usando um termo, caráter ou símbolo

“Coke” ainda é um exemplo de algo que representa alguém ou uma marca. O "M" do Mcdonald's, um slogan de uma empresa, um apelido, a frase “de mulher pra mulher” (você já pensa na empresa MARISA) entre outras tantas marcas ou jargões humorísticos que representam certos personagens. “Ser ou não ser, eis a questão” representa Hamlet ou Shakespeare. Placas de trânsito também não me representam da mesma forma que Emotions das redes sociais.

3.      servir como substituto ou agente de outrem

Aqui deixamos bem claro que ALGUÉM pode me representar, desde que escriturado e com procuração legal. Isso excluindo a teologia. Nunca dei procuração assinada para ninguém me representar. Afinal, segundo a Bíblia, eu é que sou representante do Reino de Deus. Se eu não puder ir a algum evento, posso enviar a minha esposa em meu lugar, afinal, somos um.

4.      falar e agir por delegação de autoridade

Se como servidor público for indicado pelos meus superiores a ir a alguma celebração, inauguração ou algo assim, teria que ser por carta ou procuração. Eu representaria a instituição. Se a sua igreja enviar você a algum evento, para representar a sua denominação, isso haveria de ser por um documento oficial de suas igreja, fora isso, é puramente especulativo. Você deu alguma procuração para alguém te representar?

5.      agir em nome de um grupo ou região após ser eleito em votação
Isso é o mais óbvio. Simples o entendimento. O senador Magno Malta (Brasil) pode me representar em Leis e propostas no senado, assim como o deputado federal em que eu VOTEI. Mas ainda não, em se tratando do Reino dos Céus.

6.      apresentar uma representação de algo, como num quadro

Menos provável. Homem algum me representa, salvo por mim documentado ou em voto. Malafaia não me representa, Feliciano não me representa, seja quem for não me representa, não podem falar por mim, pois não possuem este direito, não participo de classe ou sindicato para eleger meus representantes. E mais, se eles vacilarem (que Deus os proteja) como posso dizer que o que eles dizem me representam? Posso concordar com eles em várias oportunidades, mas isso não significa que possam me representar. Isso é muito mais sério.

7.      apresentar, produzir ou atuar em obra teatral, televisiva ou cinematográfica

Ainda não sou tema para que vire um espetáculo ou outra obra artística, para que alguém possa me representar.


Agora vamos a Palavra de Deus.
Cristo nos convida, nos intima a ser seus REPRESENTANTES na Terra. Somos EMBAIXADORES do Reino de Deus. O Seu Tratado é a Bíblia, ali está registrado em sua própria palavra. 
Todos nós cristãos somos convocados para isso.

Cuidado ao afirmar que alguém te representa. 
Não transfira para alguém o que é OBRIGAÇÃO sua. Não transfira para outrem algo que DEUS instituiu que você fizesse.
A procuração está registrada em seu nome.

Alexandre Monsores – junho 2015



Nenhum comentário:

Postar um comentário