domingo, 6 de fevereiro de 2011

Como ovelhas, somos influenciáveis.



GÊNESIS 30:37 - Então tomou Jacó varas verdes de estoraque, de amendoeira e de plátano e, descascando nelas riscas brancas, descobriu o branco que nelas havia;

38 - e as varas que descascara pôs em frente dos rebanhos, nos cochos, isto é, nos bebedouros, onde os rebanhos bebiam; e conceberam quando vinham beber.


39 - Os rebanhos concebiam diante das varas, e as ovelhas davam crias listradas, salpicadas e malhadas.



Não vou me ater à “simpatia” que Jacó fez para gerar matrizes de ovelhas malhadas. Mas sim nesta característica terrível que nós, ovelhas do Senhor, temos: a de que somos suscetíveis às influências.


Graças às influências de meu pai, eu me tornei um homem observador e apaixonado por enciclopédias diversas. E devido às influências de meu irmão mais velho, eu passei a amar o rock progressivo e o desenho artístico. Tenho um amigo que me ensinou e naturalmente me influenciou sobre a disciplina durante um ensaio e passagem de som para um show. E assim vai...


Na vida da ovelha não é diferente.


Somos influenciados não somente pelos irmãos ao lado, seus modos; pelos obreiros e seus serviços; pelo ministério de louvor e as canções entoadas; pela impostação dos pastores, mas somos principalmente (e precisamos ser sempre) influenciados pelo ESPÍRITO SANTO DE DEUS!


Existem referências ótimas para buscarmos ensinamento sobre o termo “influenciar”: Amós 3:3, Mateus 9:10, Romanos 12:02, etc. Mas repito, não vou me aprofundar e repetir o que aprendemos dos nossos líderes em suas maravilhosas pregações inspiradas por Deus sobre “como influenciar o mundo”.


Serei breve.


Por mais que tomemos da água do Manancial, por mais que nos alimentemos da poderosa Palavra de Deus, devemos vigiar a todo o momento e tomar cuidado com o que ouvimos e vemos.


Queremos ter lã branca, não é mesmo?


Queremos ser brancos mais que a neve, não é verdade?


Então para que correr o risco de olhar para o que não devemos olhar e tornar nossa lã listrada ou malhada e sucessivamente gerar ovelhas ou frutos listrados e malhados?


Lembremos sempre:



I JOÃO 2:16 - Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo.


Não tem como beber água (como as ovelhas de Jacó), desfrutar do alimento (como as ovelhas de Jacó), olhando para outra coisa qualquer que me torne listrado, malhado, sujo... sem valor, comparado àquelas totalmente brancas.


Cuidado com a saidinha após o culto... Cuidado com a música que ouve após a consagração... Atenção com o site que entra depois da mini vigília...


Ovelha que procura saber quem foi eliminado no BBB é o fim! Irmãzinha que não pode perder os últimos capítulos da novela é um absurdo!


Depois não reclama que sua lã está listrada ou manchada, e o pior, seus frutos estão listrados e sujos...



Alexandre Monsores


06 de fevereiro de 2011

3 comentários:

  1. Queridas ovelhas: Examinai tudo, retende o bem. 1ªTessalonicenses 5:21

    ResponderExcluir
  2. Olá estou seguindo seu blog por ter gostado muito Deus continue abençoando. abraços
    www.blogandodemadrugada.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, maninha! Que a GRAÇA de Deus seja sobre todos nós!

      Excluir