segunda-feira, 24 de agosto de 2015

QUEM VEIO PARA "ROUBAR, MATAR E DESTRUIR"?



Muito, há muito tempo, se tem dito sobre esta afirmação:
"Satanás (o diabo) veio para roubar matar e destruir."
Muitos de nós há anos ouvimos isso, e tatuamos tal "verdade bíblica" em nossos corações e línguas, fazendo-nos repetidores disso que, claro, não é a exegese correta, logo, não é uma verdade teológica.
Muitos preferem, depois de redescobrir a verdade e o real conceito deste versículo, em não "desdizer" para não atrapalhar a cultura pentecostal, e com isso, não ensinar a verdade sobre o fato, mas deixar que o povo cristão passe por isso com total ignorância.
Claro que eu não concordo com isso, por mais que compreenda tais motivos e até os respeito... Mas eu sou eu e eles são eles.
Da mesma forma como precisamos "desdizer" que Maria não morreu virgem depois que teve Jesus, que a mãe de Jesus teve outros filhos. Que ela mesma não foi arrebatada aos céus.
Da mesma forma como Pedro também andou sobre as águas, só não sabemos quantos passos deu.
Da mesma forma como no post anterior explicamos o correto significado de "Porção Dobrada".
Da mesma forma como corrigimos a informação que Elias NÃO subiu numa carruagem de Fogo, mas sim num redemoinho de vento.
Da mesma forma como Jesus tinha sim uma casa. (contrariando a equivocada exegese de "O Filho do Homem não tem onde descansar a cabeça")
Enfim... É necessário informar a Bíblia, como professor e palestrante que sou, de forma correta. O mais próximo da original compreensão possível.
Vamos fazer uma passagem pelo texto, de forma bem textual.
João 10:1-14

1 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.

Ou seja, quem não tem a senha para entrar, quem não tem a chave ou não conhece o acesso às ovelhas, fazendo com que pule por sobre o muro ou cerca. Tal como um ladrão.

2 Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
Sim, este tem o direto acesso às ovelhas.

3 A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora.

Conhece cada uma ovelha pelo nome, e elas mansamente passeiam com o seu dono (pastor) seja para ir pastar ou ir ao deserto.

4 E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.
Sim, claro.. o famoso "vinde após mim"...

5 Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.
Quem é o estranho? Ahh , claro. Aquele que pulou a cerca!

6 Jesus disse-lhes esta parábola; mas eles não entenderam o que era que lhes dizia.
7 Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.
8 Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram.

Jesus está falando de LADRÕES E SALTEADORES (plural), aqueles que as ovelhas não conhecem. Reparem que se "o ladrão" for o diabo/satanás, então Jesus está dizendo neste versículo sobre DIABOS E SATANAZES... (como?)

9 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.

Sim.. agora Cristo diz que ELE é o ACESSO à Glória.
AGORA VEM O MAIS IMPORTANTE:

10 O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
O mesmo ladrão, salteador, aquele que não tem conhecimento sobre as ovelhas e reciprocamente. Este personagem veio para roubar, matar e destruir.

11 Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

Ah, sim! Jesus afirma ser o BOM Pastor, seria então o outro personagem um Falso Pastor?

12 Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas.

Piorou a situação, o tal ladrão, salteador agora também é mercenário... A situação está piorando para este cara!

Mas de repente avistamos um OUTRO PERSONAGEM: O LOBO!
Ué! Quem seria o lobo, devorador de ovelhas e que separa as ovelhas agregadas, atrapalhando em sua comunhão? SIM... ESTE É O DIABO!

13 Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas.

O mercenário é covarde, descuidado, irresponsável e incompetente.

14 Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.

Sim, JESUS deu a sua vida pelas ovelhas!

Confiram:

personagem 1 - O FALSO PASTOR / MERCENÁRIO / LADRÃO / SALTEADOR e COVARDE.
personagem 2 - JESUS / O  BOM PASTOR / DÁ A VIDA PELAS OVELHAS
personagem 3 - AS OVELHAS, claro
personagem 4 - O LOBO / O DEVORADOR

Pense, por favor: Se o Ladrão é satanás, quem seria o LOBO? O real devorador das ovelhas.
Pronto!

Nosso Mestre Jesus está apenas corroborando com que a própria
Palavra de Deus diz em ...

Ezequiel 34:1-11
E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?
Comeis a gordura, e vos vestis da lã; matais o cevado; mas não apascentais as ovelhas.
As fracas não fortalecestes (POIS ELE MESMO É FRACO), e a doente não curastes (POIS ELE ESTÁ DOENTE), e a quebrada não ligastes (POIS NÃO DOMINA O REMÉDIO e  TÉCNICA), e a desgarrada não tornastes a trazer (POIS NÃO É AGREGADOR), e a perdida não buscastes (POIS ELE MESMO É PERDIDO); mas dominais sobre elas com rigor e dureza.
Assim se espalharam, por não haver pastor, e tornaram-se pasto para todas as feras do campo, porquanto se espalharam.
As minhas ovelhas andaram desgarradas por todos os montes, e por todo o alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andaram espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem perguntasse por elas, nem quem as buscasse.
Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do Senhor:
Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que, porquanto as minhas ovelhas foram entregues à rapina (PELO LADRÃO, SALTEADOR E MERCENÁRIO), e as minhas ovelhas vieram a servir de pasto a todas as feras do campo, por falta de pastor, e os meus pastores não procuraram as minhas ovelhas; e os pastores apascentaram a si mesmos, e não apascentaram as minhas ovelhas;
Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do Senhor:
Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu estou contra os pastores; das suas mãos demandarei as minhas ovelhas, e eles deixarão de apascentar as ovelhas; os pastores não se apascentarão mais a si mesmos; e livrarei as minhas ovelhas da sua boca, e não lhes servirão mais de pasto.
Porque assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu, eu mesmo, procurarei pelas minhas ovelhas, e as buscarei.

SENSACIONAL, a forma como A Palavra de Deus se coaduna!
Jesus diz, mais à frente, sobre os falsos profetas etc...

Bem... me perdoe se você se sentiu agora frustrado com isso, por saber erradamente de uma má interpretação bíblica há anos. E talvez você mesmo pregou isso sem saber... Mas fica tranquilo.

Que possamos primeiro dominar a Palavra de Deus para depois pregar o correto. 

Ovelhas estão sendo mal informadas/formadas porque os pregadores estão mal informados/formados!

Que a Graça de Deus esteja sobre nós, para que nunca possamos chegar a ser salteadores, ladrões e covardes.

E se você deseja ser PASTOR... abre o olho!

Paz seja convosco!
__________________________________________________
                                                                                                               Alexandre Monsores Ago/2015


Nenhum comentário:

Postar um comentário