segunda-feira, 18 de maio de 2015

VOCÊ É EVANGÉLICO? ENTÃO QUAL EVANGELHO VOCÊ ANUNCIA?


Gálatas 01:08
Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema (maldição).

Há um trânsito intenso numa highway com 5 pistas numa única direção.
Vários carros estão vindo, passando ao lado, apenas vindo em sentido contrário e são tantos e tantos carros.
Eu não entendo, afinal, as placas estão me indicando a ir, as pinturas no chão estão ao meu favor, os sinais me dão preferência. E eu e poucos outros veículos estamos nos chocando com centenas ou milhares de carros vindo e vindo.
Eu sei que a preferencial é minha... Eu estou na pista certa, mas parece que EU é que estou errado e na contramão.
O que fazer?

Pois bem, esta é a ilustração que muitos se sentem hoje, no que tange o assunto “Evangelho”.
Tantas pregações, tantos equívocos teológicos e figuras estéticas, que muitas vezes me faz entender que o “trabalho” do evangelista genuíno brasileiro dobrou, ou seja, não temos que pregar apenas para gentios, mas principalmente para a própria igreja e os chamados igrejados ou analfabetos cristãos funcionais.

Eu sou biblista, Ela é a minha preferencial, logo, qualquer um que venha contra a Bíblia está no sentido contrário, na contramão. Simples assim, mesmo que sejam muitos, mesmo sendo maioria, mas continuam equivocados. E o pior, há aqueles que estavam certos, mas para evitar a colisão de frente, também estão fazendo “baianada” e retornando em sentido contrário à preferencial.
A Palavra de Deus nos convoca a “exortar uns aos outros”. E nessa exortação, cheia de educação, didática, amor e temor a Deus deve ser bem vista aos demais, e não apenas virar tema de rechaça. Para nós que murmuramos e reclamamos contra a própria igreja, entenda; é por amor à igreja.
A igreja não é do homem, é a noiva de Jesus! E com ela ninguém brinca ou trata de qualquer jeito.
Estão dando qualquer água suja para beber e comida estragada para esta bela noiva se alimentar.
E me responda: Quem vai exortar um ao outro? Quem vai exortar a igreja a não ser a própria igreja? Por acaso será satanás? Este mesmo quer mais que ela morra!

Podem te dizer que a igreja é você, e que estarás falando mal de você mesmo.
E que se você faz parte da igreja do Brasil, logo, estará murmurando sobre si mesmo.

Ok, isso mesmo. Por isso eu devo me corrigir primeiro, ser influenciado pelas doutrinas bíblicas e toques do Espírito Santo, assumir que estou equivocado na liturgia, termos “evangelísticos” e conceitos de adoração, para, logo após, influenciar aos demais que estão na mesma cegueira ou analfabetismo funcional.
Nós, exortadores (“reclamões” para a maioria que não compreende o que fazemos), NOS INCLUÍMOS nesse corpo. Estamos na mesma highway, lembra? Estamos no mesmo espaço/tempo e não nos excluímos do corpo da igreja.

E como todo corpo precisa de anticorpos para atacar as bactérias ou invasores do corpo, anticorpos estes que só são percebidos quando o desconforto da febre sobrevém, somos necessários para avisar que o corpo está doente, sendo atacado, e agimos indo em defesa do organismo.
Como seria bom que enxergassem a nós, exortadores, dessa forma.
Vamos aos fundamentos, Tio Monsores vai lembrá-los de algo que muitos esqueceram nas suas escolas dominicais.

1.      Objeto – No seu sentido literal, a palavra evangelho significa “Boas Novas”, ou boas notícias. Etimologicamente, evangelho significa "boa mensagem", "boa notícia" ou "boas-novas", derivando da palavra grega ευαγγέλιον, euangelion (eu, bom, -angelion, mensagem). A palavra grega "euangelion" deu também origem ao termo "evangelista" para a língua portuguesa.

Pronto, fácil, não?

Existem muitos jornais, e estes, com seu respectivo perfil e público alvo. Seja ele para esportistas, comerciantes, empresários ou investidores, ou ainda gerais aos domingos para todos os públicos. Incluímos aí a linguagem, seja mais culta nos jornais mais caros para certos leitores ou mais popular, com linguagem mais informal, a 50 centavos o valor do jornal. Seja sóbrio com imagens em preto e branco ou juvenil com imagens mais coloridas.
Não importa a linguagem da manchete, mas a notícia está ali.

A melhor notícia de todas é o Evangelho:
Jesus é Deus – Ele veio em carne – morreu na cruz em meu lugar – ressuscitou no terceiro dia – virá buscar os fiéis para habitar com Ele na glória para todo o sempre.

Novamente fácil de entender, não é mesmo? Pronto, isso é o “Evangelho”, ou seja, essa é a Boa notícia.

2.      O que te torna um Evangélico – Sendo um anunciador desta simples Palavra, vivendo-a. Não há outra palavra a ser inserida neste discurso.
Um quadro perfeito sobre primavera pode ser em PB? Não, será com certeza muito colorido.
Uma canção perfeita de amor pode faltar boas linhas melódicas, frases de amor, carinho ou algo que faça parte desse sentimento?
Pois bem, CARRO não está no evangelho, é acessório.
Casa na praia não faz parte do evangelho, é acréscimo.
Cura não está no evangelho a menos que seja cura da ALMA. (veremos a posteriori)
“Sucesso”, “dupla honra”, “porção dobrada”, “dar bicuda na cara do cão” ou “quem não te ajudou na prova vai ver você triunfar” não fazem parte do Evangelho, ok crente? Amém, igreja?
Há um lago de bizarrices sendo jorrado no evangelho ao mundo.
Tais como uma série de unções mágicas, a definição equivocada da palavra “levita”, venda de produtos ungidos (panos, lenços, papéis, contratos, canetas, perfumes, colheres de pedreiro, vassouras...), orações nos aparelhos celulares para que recebam ligações de bênçãos... e muito mais.
Ultimamente passaram pelos meus olhos vídeos de uma “bispa” sentada em uma luxuosa cadeira em seu enorme palco, à beira deste palco, onde suas ovelhas (mais pareciam súditos) tocavam seus pés descalços e depositavam dinheiro (eu disse dinheiro) aos seus pés. Exatamente como outros religiosos em frente a certas estátuas, só que esta estava viva.

Não acredita? Veja aqui:

Outro pregador conferencista dizendo que Jesus comprou e ajuntou dinheiro rápido e fácil, de forma enganadora, para juntar capital e comprar a sua casa de praia em Cafarnaum. Como? Recebendo o pagamento à vista e num toque de mágica, em 24 horas aprontava mesas e cadeiras como serviço de carpintaria, herdado de seu pai adotivo José. Foram tantos serviços como esse que Jesus fez, fazendo esquema, que rapidamente teve muito dinheiro para comprar sua tão sonhada casa da praia.

Duvida? Veja aqui:

E que tal vender terreno no céu? Achou um absurdo? Você ainda não viu nada.

Chega por aqui.

Então pensem sobre quem está errado, nós ou eles?
Jesus disse que isso viria a ocorrer nos dias finais. Mas, lamentavelmente, amigos meus estão sendo levados por estes ventos de doutrina e pecando por não conhecerem a Palavra de Deus.
Precisamos falar isso e orientar... Por amor a eles, POR AMOR A IGREJA E A CRISTO.
Isso é no Brasil, com a Igreja do Brasil a qual eu faço parte e me entristeço. Meu Senhor Jesus não morreu na cruz para isso!

Outra ilustração:
Sempre quando produzo uma música no meu estúdio eu faço a seguinte ilustração:
A música quando é linda, é como uma menina bela que está à porta. O mau produtor pega a menina, coloca apliques no cabelo, unhas e cílios postiços, lentes de contato azuis, salto 15, vestidos com cores berrantes, sobreposições, maquiagens fortes, colares e brincos caindo ao ombro... etc.
Quando olhamos para aquela menina, percebemos que se tornou outra pessoa, brega, “baranga” ou “pirua”... ou seja... desnecessário todo o trabalho.
Mas o bom produtor percebe que ela já é linda, põe um tubinho preto, colarzinho e brincos de pérolas, uma sandália com dois dedos de salto, maquiagem quase neutra e um belo batom para valorizar os lábios rosados... BINGO!
Afinal, ela já é linda e não há mais nada o que fazer.

Pois bem... Estão “emperequetando” o Evangelho, inserindo quaisquer tipos de ornamentos para tentar valorizar o que já é simples e perfeitamente lindo! O que está ocorrendo é que assim como aquela menina, ambos ficaram “IRRECONHECÍVEIS”!

3.      Se enviar boas novas é dar boas notícias, como dá-las?
Abra a sua boca, diga nas esquinas, nas filas dos bancos, padarias, lotéricas, telefone, envie e-mails, cartas (alguém ainda envia cartas?), compre CDs, DVDs, links de bons vídeos, etc... O que não falta é recursos.
Mas lembre-se do CONTEÚDO DA PALAVRA. Tem que ser Evangelho. Qualquer outra coisa é engodo e palavra de confiança, auto-ajuda ou massagem para o ego.
Mas não se desespere, há muita coisa boa (bíblica) é bom de se ouvir e ver, enquanto ARTE. Vale à pena conhecer. Mas estou me atendo ao “Evangelho”. E enquanto “entretenimento”, isso é pessoal e não me importo ou comento nesta postagem.

4. Qual a melhor forma?
Como eu queria me inspirar na homilética dos pastores Ariovaldo Ramos e Ed Renè Kivitz. Há aqueles que copiam e se inspiram em Feliciano, Malafaia... tantos outros. Mas façamos o seguinte, vamos a quem realmente nos interessa imitar: A CRISTO.
Vejamos:
A.        Jesus é muito claro quanto ao pecado. Jesus trata o pecado como uma doença.
Mateus 09: 12-13
Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes.
Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.


O enfermo precisa reconhecer que está doente.
As pessoas precisam reconhecer que são pecadoras para buscar o arrependimento.
O termo "metanóia" nunca esteve tanto em voga como ultimamente.
O Senhor veio para salvar os pecadores. Mas aqueles que não O reconhecem e O negam, para estes Ele mesmo tem a sentença!

Romanos 01:28-32
E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;
29 Estando cheios de toda a iniquidade, fornicação, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;
30 Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães;
31 Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;
32 Os quais, conhecendo o juízo de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem 
aos que as fazem.


B.         Jesus fala sobre o novo nascimento (enterrando todos os seus conceitos)
E isto é o mais difícil para quem vive e prega um evangelho equivocado, viciado em frases de efeito, em manipulação de público, cheios de paganismo, feitiços, maldições, práticas espíritas e muito mais.
Muitos evangélicos chamados neo-pentecostais precisam nascer de novo.

C.         Jesus desafia os interessados.
Ele nunca encarou a sua proposta como de fácil compreensão para aqueles que se interessavam. Na pregação de Cristo, pessoas eram desafiadas a calcular  quanto custava segui-lo (o famoso "pegue a sua cruz e siga-me") e que teríamos aflições. Paulo, o apóstolo, serve muito bem como modelo.
Evangelistas que pregam mais os valores agregados da Graça (as famosas bênçãos), em seus comuns "RECEBA!", estes estão "vendendo" um evangelho que não é o de Cristo. São bons convencedores, mas não convertedores.
Catarse, suor e lágrimas não significam, necessariamente, mudança de comportamento e arrependimento dos pecados e por aí, uma transformação de vida.

D.        Jesus é estratégico.
Vejam como O Mestre prega para a mulher samaritana, sem fazer distinção de seu povo, até então inimigos de judeus. Jesus pregou a ela usando a história de seu próprio povo.

João cap. 04 com relevante link a 2 Reis 17:24

2 Reis 17:24 - E o rei da Assíria trouxe gente de (1) Babilônia, de (2) Cuta, de (3) Ava, de (4) Hamate e (5) Sefarvaim, e a fez habitar nas cidades de Samaria, em lugar dos filhos de Israel; e eles tomaram a Samaria em herança, e habitaram nas suas cidades.

Não importa se ela foi cinco vezes iludida, estuprada, invadida em sua privacidade, esbofeteada e largada, se a forçaram a crer em outros deuses, falar outro idioma e pagar em outras moedas. Invadiram a elas, Samaria e samaritana, por 5 vezes.

E.         Quando Jesus pregava? A todo tempo e em todas as oportunidades.

F.         Onde O Senhor pregava?
Por onde passava.
Mateus 9:35 - E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.

Ok, Muito bem. Agora podemos olhar para nós mesmos e verificar O QUE e COMO estamos levando a Palavra do EVANGELHO de Cristo?
Pelo amor de Deus, sejamos críticos a tudo o que ocorre aos nossos olhos e ouvidos e não nos deixemos passivos quanto a esses escândalos.
O Senhor virá, com imenso amor para Buscar, mas com imensa ira para ELE mesmo condenar,  pois se você prega outro evangelho que não o de Jesus Cristo, há um anátema nisso!
___________________________________________________
Alexandre Monsores - maio/2015












4 comentários:

  1. Mano..|Monsores !!
    Flávio Lemos aqui !!!
    O Mundo jaz no Maligno ! E Muitos simplesmente são seguidores dos donos dos templos. onde tudo o que o dono do templo fala é lei.. e não buscam saber se essa lei é verdadeira !
    Conheceres a verdade e a verdade vos libertará !! Porem existem muitois que se acham tão conhecedores da verdade que a única verdade que é inquestionável é a verdade dele ! rsrsrs
    Usam a Deus e , não deixam mais Deus os usar !!
    Parabens por seu questionamento explícito ,
    Deixando assim um ar de ... ainda existe uma luz... Cristo Jesus ! O resto...
    Anátema é !

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, meus amigos! Deus nos abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado, meus amigos! Deus nos abençoe sempre!

    ResponderExcluir