segunda-feira, 27 de agosto de 2012

DIVAGANDO PARTE 2




AI AI AI... EU PRECISO DIZER UMAS COISAS...
...................................................................

QUANDO EU POSTEI O SEGUINTE TEXTO...

http://blogdomonsores.blogspot.com.br/2012/08/anatemas.html

EU NÃO ESTAVA ME REFERINDO APENAS A SEITAS/RELIGIÕES COM DOUTRINAS “NÃO BÍBLICAS”; HOJE, ANALISANDO CERTAS COISAS DITAS COMO “AULAS E/OU DEDUÇÕES TEOLÓGICAS”, VENHO ACRESCENTAR ALGO DA PARTE DE DEUS, A TÍTULO DE ADVERTÊNCIA, OU DENÚNCIA (COMO QUEIRA) QUE TEM TENTADO DETURPAR A PALAVRA E ENVERGONHAR A DENOMINAÇÃO “CRISTÔ.
CERTO DIA, ASSISTINDO UM CANAL RELIGIOSO, DE CERTA DENOMINAÇÃO MUITO PARECIDA COM A MINHA, PROTESTANTE, QUE POSSUI LOUVORES EXTRAORDINÁRIOS, MAS QUE CARREGA SEQUELAS DE FALSA PROFECIA E TEOLOGIA HEREGE (muito comum nos dias atuais) QUE AFIRMOU, SEGUNDO O TEXTO ABAIXO, QUE É NECESSÁRIO UM SEGUNDO BATISMO... E NÃO SOMENTE ISSO, QUE PAULO TERIA DISCORDADO DA VERACIDADE, QUALIDADE E VALOR DO BATISMO DE JOÃO.

VEJA:

Atos 19
1 E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos,
2 Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.
3 Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João.
4 Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.
5  E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.
6  E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.

SERÁ QUE ESSES “DOUTORES” ESTÃO LOUCOS, OU NÓS, PENTECOSTAIS QUE CREMOS NO BATISMO DO ESPÍRITO SANTO?
POIS É... É DISSO QUE PAULO ESTAVA FALANDO!!!!
O BATISMO DO ESPÍRITO SANTO!
MAS O TAL PROFESSOR/PASTOR, LEU SOMENTE ATÉ O VERSÍCULO 5, E NÃO LEU O VERS.6!
O VERS. 6 EXPLICA A FORMA COMO FOI A FORMA DO BATISMO, ATRAVÉS DAS IMPOSIÇÕES DE PAULO, TORNANDO-SE CANAL E BATIZANDO-OS, DANDO REAÇÕES COMO HOUVE EM ATOS 2.
O VERS. 4 DEIXA CLARO QUE PAULO VALORIZA O BATISMO DO ARREPENDIMENTO, QUE É O CORRETO, CRENDO NO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO.
O QUE PAULO FALA É SOBRE SE ELES TERIAM RECEBIDO O ESPÍRITO SANTO (VERS.2).

DIGO MAIS...

Colossenses 2:16-23 (ARA) 

16 Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, 17 porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo. 18 Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal, 19 e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus. 20 Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças: 21 não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro, 22 segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem. 23 Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade.

Evidentemente, havia Cristãos que davam a entender no seu ensino que era necessário se abster de certas comidas e, ao mesmo tempo, começar a guardar certos dias, festas ou comemorações. A palavra chave aqui é “julgar” (“ninguém ... vos julgue”). No texto a palavra é krino (krinw) que significa “achar falta, ou condenar” (veja Rom 2:1,1: 14:3,10,13; 1 Cor 4:5; 10:29; Tiago 4:11). 
O problema não foi apenas pensar diferente ou ter uma outra opinião pessoal. Aparentemente, estas pessoas condenavam os Cristãos em Colossos que não guardavam estes dias e não se abstinham de alimentos como eles. O que Paulo não aceitava e chamou os Cristãos a não permitirem foi que eles fossem “julgados” ou seja condenados, por causa de algo que, em Cristo, não era questão de salvação.
Ao que tudo indica, a raiz principal do problema em Colossos foi com tradições e crenças judaicas. Possivelmente haviam outras crenças e “filosofias” de origem gnóstica ou de religiões pagãs como indicam as referências a visões e culto dos anjos (v. 18). Sabemos que a questão de se abster de certas comidas foi um dos pontos de atrito entre judeus e Cristãos (Gal 2:11-14; Veja Atos 10:9-23 a visão de Pedro, e a decisão dos líderes da igreja em Jerusalém AT 15:29). Também as datas citadas têm tudo a ver com as ordenanças da lei de Moisés.
Depois de falar sobre “comida e bebida” Paulo continua a falar sobre festas e datas especiais. Várias referências no AT indicam que esta lista se refere às festas e comemorações judaicas.

1 Crônicas 23:30-31
30 Deviam estar presentes todas as manhãs para renderem graças ao SENHOR e o louvarem; e da mesma sorte, à tarde; 31 e para cada oferecimento dos holocaustos do SENHOR, nos sábados, nas Festas da Lua Nova e nas festas fixas, perante o SENHOR, segundo o número determinado;

Oséias 2:11
“Acabarei com a sua alegria: suas festas anuais, suas luas novas, seus dias de sábado e todas as suas festas fixas.” NVI
(veja também 2 Cr. 2:4; 8:13; 31:3; Ne 10:33; Eze 45:17)
As pessoas que haviam confundido os Cristãos em Colossos também queriam impor certos dias e festas como parte obrigatória do calendário da igreja. Segundo o que podemos entender, para estas pessoas, os Cristãos teriam que seguir com rigor este novo calendário para serem considerados fiéis e aceitáveis diante de Deus.
É por isso que Paulo fala tanto na suficiência que temos em Cristo. A passagem que estamos analisando começa com uma ligação ao que Paulo falou antes (v. 16 “Ninguém, pois, vos julgue...). Antes de entrar nos pontos específicos da questão Paulo frisou a suficiência da nossa salvação em Cristo. Ele reafirmou que não há necessidade para qualquer outro meio de justificação, senão Cristo, pois em Cristo temos tudo que precisamos.

Col 2:10-13
10 Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade. 11 Nele, também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo da carne, que é a circuncisão de Cristo, 12 tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos. 13 E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos;
Paulo frisou também a nossa libertação da lei e conseqüentemente da necessidade de nos submeter a regras e ordenanças.

Col 2:14
“tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz;”
Notamos que Paulo não negou que estas coisas tinham sua importância na época da lei. Mas, ele foi categórico em afirmar que já passamos da época em que as ordenanças e a lei tinham algum valor em relação à nossa aceitação diante de Deus. É isso que ele trata quando diz em v. 17

Col 2:17
"porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo."

“Tudo isso” se refere às coisas como “comida e bebida, dia de festa, lua nova, e sábados” de v. 16. Paulo mostra que, embora estas coisas fizessem parte da expectativa de Deus para seu povo debaixo da lei, agora vivemos em outra época e estas coisas não pesam mais sobre nós.
A expressão “coisas que haviam de vir” não se refere a algo ainda no futuro do ponto de vista de Paulo e os Colossenses e sim dos seguidores de Deus que viviam debaixo da lei. Senão estas coisas não seriam “sombra” e sim, ainda realidade. Ou seja, as ordenanças como proibições de certas comidas ou a exigência de guardar certos dias ou datas pertenciam todos à sombra que era, sobretudo, da lei e portanto do passado. No AT isto ainda era futuro. Mas, agora, em Cristo, “as coisas que haviam de vir” já chegaram e os Cristãos em Cristo já vivem na época da realidade.
Os comentaristas divergem sobre o significado do “corpo de Cristo” aqui, mas, o sentido mais razoável é da própria Igreja e da presença real de Cristo entre nós. Paulo usa uma figura bastante comum. Como todo homem observa, há um contraste entre uma “sombra” e um “corpo”. A “sombra” traça apenas o perfil do corpo. A realidade é o próprio corpo.
O corpo de Cristo, quer seja na forma da Igreja, ou da presença do Senhor entre nós é a realidade com a qual devemos nos importar agora. Antes que o “corpo” viesse havia apenas a “sombra”, ou seja as ordenanças da lei que apontavam para Cristo. Mas, agora, temos a realidade do próprio Cristo, algo infinitamente melhor. Portanto, devemos deixar para trás as coisas da “sombra” ou seja, as ordenanças e proibições, e nos contentar e focalizar na realidade que é Cristo Jesus.

MEU DEUS!!!
IRMÃOS, DOU-LHES UMA DICA, E NÃO CABE A MIM IMPLORAR QUE CONFIEM NESTE JOVEM HOMEM (EU), MAS NÃO SE DEIXEM LEVAR POR FALSAS DOUTRINAS!
JESUS TE AMA E QUER TE SALVAR, SIMPLES!
NÃO É ANJO, COMIDA, DIA DA SEMANA, ROUPA, NADA DISSO TEM EFEITO SOBRE A SUA SALVAÇÃO.
E SIM SOMENTE CRENDO (se filiando, acreditando piamente, e se comprometendo) EM JESUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário