segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O LADO PREDILETO DE DEUS



Para qual lado Deus está nos direcionando a ir?


JOÃO 21: 04 a 06
“E, sendo já manhã, Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não reconheceram que era Jesus.
Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, tendes alguma coisa para comer? Responderam-lhe: Não.
E Ele lhes disse: Lançai a rede à direita do barco e achareis.
Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes.”

INTRODUÇÃO
Em quantos momentos de nossa vida, momentos esses de completa angústia e sem aparente solução para determinados problemas, que nós necessitamos mais que nunca de uma palavra de Deus? Palavra esta que nos diga em qual direção ir ou quais atitudes tomar.
Mesmo que não O reconheçamos logo de início – assim como os discípulos naquela manhã – é possível que Deus esteja nos direcionando de forma e na direção corretas ao sucesso de nosso “caminhar” como cristãos.
Assim foi naquela manhã no Mar de Tiberíades. Jesus sabia que, mesmo com a experiência na prática da pesca daqueles homens do mar, eles, por não ter mais opção alguma, acatariam a ordem de um desconhecido – a princípio. Afinal de contas eles não tinham nada a perder, exatamente como nós em alguns momentos de nossas vidas.
E assim, o lado direito foi o lado em que estava a bênção para seus discípulos. Não se pode nem afirmar que eles foram obedientes ao Senhor, afinal de contas eles poderiam ter jogado a rede no lado esquerdo do barco, pois como ser obedientes a alguém que poderia ou não ser o seu Mestre?
Por que Jesus iria preferir orientá-los a jogar a rede para o lado direito? Seria puro acaso? Não; o acaso não existe para Deus! O que chamamos “coincidência”, Deus chama de “controle”.
Agora, será que o lado direito seria simplesmente o lado predileto do Senhor? Esta pergunta é feita devido ao número de ocasiões em que este lado – o direito – e suas analogias aparecem na Poderosa Palavra de Deus. Mas o que representariam os quatro lados, inicialmente os lados direito, esquerdo, o lado de trás e o da frente?
Vamos ver em qual lado o Senhor está nos direcionando ir hoje.


O LADO DIREITO

1. O lado direito representa “segurança”.

Em Êxodo Cap. 15:06 ( A Tua destra , Ó Senhor, é gloriosa em poder; a Tua destra, Ó Senhor, destroça o inimigo.)
Vimos nesse texto a confiança total em Deus, que acima de tudo desfaz os obstáculos e quebra barreiras, destroça o inimigo e zela pela justo. Basta confiarmos nEle.

Em Salmos 63:08 ( A minha alma se apega em Ti, a Tua destra me sustenta.)
Aqui nos atentamos a reconhecer a total dependência de Deus.


2. O lado direito representa, entre outras coisas, “domínio”.

Em Apocalipse 5:01 ( E vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos.)

O Senhor guarda com a sua mão direita o futuro que só pertence a Ele. O que podemos saber, segundo a própria Palavra, é que a igreja será resgatada, salva, livre da grande tribulação e que o Senhor tem total domínio e controle da situação, seja qual ela for.

Permaneçamos a Sua destra, sigamos para o lado direito que é o lado mais seguro, afinal, Estevão viu, cheio do Espírito Santo, que Jesus estava em pé à direita do Pai.
O Pai coloca o seu próprio Filho à direita.


O LADO ESQUERDO

1. O lado esquerdo representa o coração, terreno fértil onde Deus deposita Seus dons.

Em Êxodo 36: 1 e 2 ( Assim trabalharam Bezalel, e Aoliabe, e todo homem sábio de coração a quem O Senhor dera sabedoria e inteligência, para saberem como haviam de fazer toda a obra para o serviço do santuário, conforme tudo o que o Senhor tinha ordenado. Porque Moisés chamara Bezalel, e a Aoliabe, e a todo homem sábio de coração em cujo coração o Senhor tinha dado sabedoria, isto é, a todo aquele a quem seu coração movera que se chegasse à obra para fazê-la.)
O Senhor deposita em nossos corações os talentos necessários para fazer a Sua obra. Quem afirma que não há sabedoria em algumas decisões baseadas em nossos impulsos no coração, no tocante a fazer a obra de Deus, pode estar cometendo um ledo engano.


2. O lado esquerdo representa sensibilidade à voz do Espírito Santo.


Em 2 Coríntios 3:03 ( estando já manifestos como carta de Cristo, ministrada por nós, escrita não com tinta, mas pelo Espírito de Deus vivente, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações.)
A Palavra de Deus nos deixa claro que nada adianta seguir a risca as condutas e doutrinas cristãs se não nos encontramos alegres em cumpri-las. É preciso que haja confirmação em nossos corações de que o que estamos fazendo, ou ir fazer, é o correto. O primeiro lugar onde confirma que a “ordem” que Deus nos dá, ou os passos que vamos seguir estão corretos, é no nosso coração.



O LADO DE TRÁS

1. Atrás significa “passado”.

Um visionário chamado John Walker foi o mentor dessa frase: “Não podemos caminhar se ficarmos no passado”. Tão marcante quanto seu significado, olhar adiante sempre é um desafio, quando se observa como as coisas funcionam no seu plano natural e aparentemente lógico. Essa frase faz mais sentido ainda, com outra, de Rick Warren: “O maior inimigo do nosso sucesso no futuro é o nosso sucesso no passado”.
Há aqueles que ficam presos ao passado devido a um trauma sofrido que nem imaginam o que é um futuro. Não conseguem enxergar o futuro e muito menos vislumbrar coisas maiores e melhores do que as que viveram. O passado se torna uma espécie de amigo. Quando nossa vida está “amarrada” com algo ou alguém, não caminhamos mais. Quando não liberamos o perdão a quem é devido, não caminhamos mais. Quando os sonhos parecem morrer, não vivemos mais.
O passado e o futuro me trazem a memória a Palavra de Deus: (Colossenses 1.13.) “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor.” Quando Deus nos tira das trevas e nos leva para a luz podemos ver o que há no fim do túnel e com certeza, não há razão de ficarmos presos ao passado. Deus quer que caminhemos sempre adiante, brilhando sempre na luz de Cristo.

Não há dúvidas que o que sofremos hoje é conseqüência de nossos atos no passado. Assim como os méritos e frutos colhidos dependem do que foi plantado no passado. Baseado nesse pensamento, o “hoje” é o passado de amanhã, isso significa que devemos ser prudentes no que fazer ou que atitudes tomar hoje!


2. O lado de trás representa também “arrepender-se”.


Em João 3:3-7 (Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.)
Sim, nascer de novo significa voltar ao passado, voltar a ser criança, para ser nova criatura.
Voltar atrás é perdoar e pedir perdão.
É sarar feridas ainda abertas.
Rever conceitos errados.
É saber dar a “ré” e buscar algum irmão que ficou no meio do caminho. É resgatar.
É voltar a ser criança.
É voltar ao primeiro amor!


O LADO DA FRENTE

1. À frente representa, entre tantas coisas, o “futuro”.

Em Provérbios 24:20 (porque o maligno não terá bom futuro, e a lâmpada dos perversos se apagará).
Mais uma vez A Palavra de Deus é bem clara quanto o resultado das nossas ações e comportamento hoje. O futuro para o ímpio é tão óbvio quanto o futuro do servo fiel.
Não devemos correr no momento de andar, assim como não devemos andar nos momentos de ficar parados. Há momentos que devemos esperar a soberana vontade e direcionamento de Deus.
Habacuque soube esperar o futuro que Deus tinha para o seu povo. Habacuque esperou louvando ao Senhor. Nós não temos nada a perder (ou temer). O justo vive pela fé.
“O futuro pertence a Deus” é mais que um dito popular. Sim, Deus nos orienta a esperar nEle, aguardar e confiar no Senhor.


2. À frente significa também “o óbvio” que não enxergamos.


Existe na cultura oriental uma “charada”:

_O que é que normalmente é feito de madeira, possui quatro pernas, encosto e serve pra sentar?”

Muitas mentes brilhantes procuram respostas absurdas e complexas para tão simples indagação.
A cadeira é a resposta óbvia!
O Evangelho é simples ao entendimento. Lamentavelmente muitos homens são extremamente talentosos em complicá-lo.
Há respostas de Deus que são tão óbvias, estão bem à nossa frente e mesmo assim não as enxergamos.
Em 2 Reis 6:17, Eliseu orou ao Senhor para que o moço que o acompanhava pudesse ver o que ele mesmo estava enxergando.
O Senhor abriu os olhos do moço e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.

Ter olhos de águia é assim, ter visão espiritual.
Isso se tem com intimidade. Intimidade com Deus!
Se você está buscando uma resposta profunda para um questionamento tão simples, ore a Deus. Pois o Senhor pode abrir os seus olhos para algo tão óbvio que você pode surpreender-se!


CONCLUSÃO

Por mais que uma bússola tenha tantos lados para se seguir, ela aponta sempre para o norte. Essa é a direção perfeita e mais segura – se colocarmos O Senhor como o nosso norte.
Jesus, que domina a ciência por trás da multiplicação dos pães e peixes, que controla as condições meteorológicas a ponto de parar uma tempestade. Jesus que sabe o efeito da mistura entre a Sua saliva e o calcário da Palestina, que juntos ativam suas propriedades químicas e regeneram células mortas do globo ótico... Meu Deus! Como esse mesmo Jesus não poderia controlar o simples passear de um cardume de peixes?
Passagens como estas alicerçam ainda mais a nossa convicção de que O Filho e o Pai são Um!
Justamente por causa desse domínio que Deus tem de todas – absolutamente todas – as situações, é que devemos confiar mais na direção em que Deus está nos orientando a ir, seja qual for o lado.
Se você achar que o lado predileto do Senhor é casualmente o direito, o mais racional, então vá! Ele está no controle e domina a situação.
Se você acha que Deus está te mandando seguir seus instintos, a sua emoção, confie de que é o Espírito Santo de Deus confirmando a direção exata em seu coração. Siga o lado esquerdo.
Se você voltar atrás, no intuito de concluir coisas que não terminou – ou terminou mal – então volte! Restaure algo que você destruiu no passado. Se achamos “construir” prazeroso, então reconstruir é prazer em dobro.
Mas se você acha que o Senhor está te mandando ir à frente, ótimo! Mire no alvo e vá. Se você acha que a resposta está óbvia, mas tão óbvia que é quase inacreditável... siga em frente. Não é à toa que Jesus se autodenominou “Caminho”, e esse caminho é para ser seguido a diante.
E finalmente: Qual é o lado predileto de Jesus?
Ao seu lado!


Alexandre Monsores de Assumpção
25 de outubro de 2010.

domingo, 24 de outubro de 2010

Jesus chorou



JOÃO 11:35 - Jesus chorou.


Nenhuma “pessoa”, nenhum personagem em toda a história da humanidade nos incita a tantos estudos e especulações como a “pessoa” de Jesus, O Cristo.
Não somente desde o seu surgimento enquanto homem, sua infância e adolescência, sua maturidade e emprego, além do ministério por parte do Pai.
O que há de tão enigmático e controverso nessa pessoa? Creio que muito já se foi dito, escrito, debatido sobre este tema. E como diz o Evangelho de João “ E ainda muitas outras coisas há que Jesus fez; as quais se fossem escritas uma por uma, creio que nem ainda no mundo inteiro caberiam os livros que se escrevessem” João 21:25.
Esse personagem que para muitos pode ser enigmático, surreal, intocável, inaceitável, ou quem sabe gente boa, um hippie no ano 30 da era cristã, um espírito evoluído é para nós o filho de Deus, um com Deus, o Cordeiro, o Leão, o Pão vivo que desceu do céu.
Esse Deus simplesmente se fez carne. O verbo se fez carne e nós afirmamos que Jesus é Deus, Criador do céu e da Terra, chama as estrelas pelo seu nome, sabe o que está do outro lado do buraco negro, conta com seus palmos a distância de uma borda do universo à outra. Operava milagres, e isso não era magia ou alquimia e sim, o próprio Deus operando.

Esse papo de que Jesus usou mais de 30% de sua capacidade mental, enquanto o homem normal usa no máximo 8% é engraçado. Não quero saber quantos por centos Jesus usou de sua capacidade cerebral, eu só sei que Ele usou-se de si mesmo, de seu Espírito Santo. Quisera eu poder usar 8% do Espírito Santo de Deus!
Desse homem que ao mesmo tempo em que é Cordeiro Ele é Leão, ao mesmo tempo que Ele é O Príncipe da Paz também é O Senhor da Guerra. O Alfa e o Ômega. Quem manifesta o Seu amor por nós na dor das chibatadas e cravado numa cruz.
Alguns esquecem que Jesus era normal, tinha dois pés, dois braços, não tinha antena e não era verde. JJ Benitez escreveu em um livro que Jesus era “extraterreno”, no intuito de afirmar que O Senhor não era deste planeta, ou melhor, do espaço chamado céu, paraíso. Além disso, não possuía as características outrora que possuía (possui) na glória, tais como onipotência, onisciência e onipresença. Apenas a presciência fazia parte de seu dia a dia.

Como pode? O criador do universo, onisciente, agora deitado numa manjedoura sem saber o que estava acontecendo ao seu redor?
Aquele que disse “haja” e abundou o mundo com mantimentos para o homem se manter e sobreviver, agora estava chorando pedindo o seio da mãe para amamentar?

Aquele que disse a Josué “Eu sou o Comandante do Exército de Deus” agora precisava da segurança de seu pai José.

Aquele que caminhou no calor da fornalha com Sadraque, Mesaque e Abednego agora precisava do calor dos braços de Maria e um pano grosso para se cobrir.

Quem nos sustenta com a Sua destra, simplesmente precisava de um colo.

Por que Deus se fez frágil neste mundo?
Simples como nós?

Porque Ele simplesmente quis habitar no meio de pessoas frágeis e simples como nós e poder ter a experiência de sofrer como nós, padecer como nós, ter fome e frio como nós... para que nunca possamos questionar que Deus não sabe – ou não conhece – nossos sofrimentos e experiências.


Sim, Jesus cresceu e Ele negou-se a tratar de quase tudo o que a filosofia e a teologia tratam com tanto afinco.

As desigualdades sociais foram todas reconhecidas, mas não se o vê armando qualquer ação popular contra elas.
Seus protestos eram todos ligados à perversão do coração, mas nunca se tornavam projeto político, ou passeatas, ou bandeiras.

Sobre a morte sua resposta foi a paz e a vida eterna. Jesus tira o poder da morte de matar.

Jamais tentou justificar o Pai de nada. Apenas disse que Ele é bom e justo.

A morte para Ele não era mesma coisa que é para nós. Morrer não era mal. Viver mal é que era mau.

Jesus Pregava a Palavra, e não tentava controlá-la.

Cita as Escrituras sem nenhuma preocupação com autores, contextos ou momentos históricos, assim como sua veracidade.

Esse era – E É – Jesus. Um homem que chora como nós choramos.

Jesus se compadeceu com a morte de seu amigo e a dor de sua família. Mas não é sobre a humanidade de Cristo que me atenho nesta interpretação, até mesmo porque seria profundo e um tanto antagônico falar de Jesus cem por cento homem e cem por cento Deus.
Eu quero aqui falar do testemunho silencioso de Lázaro.
Sim, silencioso. A bíblia não confirma nada que Lázaro poderia ter dito.
Aquele amigo de Jesus não tem nada, nenhum diálogo transcrito nas Escrituras.
Então por que esse homem me desperta tanto interesse em seu testemunho?
Não somente por ser amigo de Jesus, mas sim porque Jesus o amava tanto que, devido a sua morte, Jesus pranteou.
Em JOÃO 15:15 – “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer.” Jesus nos deixa claro que devemos nos aproximar dEle e ser recíprocos em sua fidelidade e amizade para conosco.
Mas que amigo é esse que, com sua morte, fez até Jesus chorar? Como Lázaro era importante para o Nazareno.
Primeiro quero deixar uma coisa bem clara: Não estou confirmando que Jesus amava mais a Lázaro que eu e você. Na verdade ele nos ama de forma igual. No entanto, será que eu e você correspondemos a esse amor da mesma forma e intensidade que Lázaro?

No mundo temos, pelo menos, dois exemplos de amizades e parcerias que deram muito certo: Toquinho e Vinícius na MPB e John Lennon e Paul McCartney nos Beatles.
Tudo bem que Toquinho é considerado um dos maiores violonistas brasileiros e a sua obra é bem diferenciada dos demais artistas no cenário da MPB, mas será que Toquinho seria tão bem aceito hoje em dia se nunca estivesse ao lado de Vinícius de Morais e a sua carreira estar tão diretamente ligada ao grande “poetinha” – como Vinícius é conhecido?
Quanto aos Beatles Lennon e McCartney não posso menosprezar A ou B, pois tanto um como o outro são igualmente respeitados e “adorados” e geniais, mas não é verdade que o seu baterista, Ringo Starr, só é o que acham que é por acompanhá-los em suas brilhantes carreiras? Ringo não era melhor que muitos bateristas de outras bandas daquela época, mas somente pelo fato de ser parte integrante da maior banda de todos os tempos e ser amigo de John, Paul e George Harrison, o tornou um dos maiores bateristas que conhecemos.

Na bíblia nós temos vários exemplos de boas amizades:
Gn.14:14-16 – Abrão e Ló;
Rt. 1:16-17 – Ruth e Noemi;
I Sm.18:1-4 – Davi e Jônatas;
Dn. 2:49 – Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego.


Pois bem, seria insensato o fato de não aceitarmos pessoas que são amigos de nossos amigos. Ou seja, se há alguém que eu estimo, e esta pessoa é de bom caráter, índole e boa referência em suas atitudes, logicamente – e por solidariedade – alguém que ande do lado desta pessoa eu posso esperar o mesmo.
Em Amós 3:03 “Acaso andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” nós vimos como é importante observar as pessoas que acompanhamos e as que nos acompanham.

Se eu sei que meu vizinho é amigo de alguém que admiro, seja artista, músico, escritor, pastor, enfim... alguém de certa posição intelectual e bom caráter, imagino eu que meu vizinho seja também alguém que corresponde aos preceitos e predicados desta personalidade que admiro.
Se eu sei que o presidente Lula (apenas hipoteticamente) chorou a morte do meu vizinho, por conseqüência disso imagino como o meu vizinho devia ser querido pelo presidente da república.
Imaginem o próprio Jesus chorando a morte de alguém?
Imaginem a personalidade, a índole e moral que Lázaro deveria ter?
Que conceito este homem, que agora para mim soa como “brilhante”, Jesus devia ter dele?
Vejam o testemunho de vida deste amigo de Jesus mesmo sendo “calado” nas escrituras.

Sinceramente, se houvesse a possibilidade de escreverem uma versão Século XXI das Escrituras, e se nela estivesse a cena de Jesus chorando a minha morte... Aleluia! Eu nem iria querer nenhum diálogo meu escrito.
E nós? Será que estamos correspondendo a amizade de Jesus a ponto dEle chorar por nós?
Até que ponto estamos sendo amigos de Jesus Cristo? Afinal, amizade é uma relação de reciprocidade.

Mesmo que eu não deixe nada meu escrito ou gravado, mesmo que todos os meus pensamentos não saiam do vento e minhas palavras nunca cheguem a ser escritas... Nada disso me importa! Eu quero ser conhecido como “Amigo de Jesus Cristo”!

Alexandre Monsores
25 de outubro de 2010.




segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Quão soberano Deus é?


Quão soberano Deus é?
Que controle Ele tem sobre todas as coisas?
Ele é absoluto. O gestor-mor.
Tão imenso e poderoso que chega a ser Eterno.
Tão humilde e amoroso conosco que chegou-nos como homem.
Mas não era somente Homem, era perfeito. Era Deus!
Nesse momento bilhões de galáxias estão sendo criadas, centenas de milhares de sóis encolheram e se tornaram anãs brancas, milhões de nebulosas são formadas e trilhões de buracos negros continuam a engolir tudo o que é matéria.
E Deus sabe, e gerencia, e domina, e “é bom”.
O “criar” do Senhor nunca termina, está tudo ainda sendo criado. Enquanto eu não morro Ele ainda está me formando aquilo que Ele deseja para mim.
Deus não só me formou e me fez nascer de minha mãe, Ele ainda não parou de me formar. Cada célula que cai de meu corpo através da minha pele ressecada, cada célula jovem que é colocada em lugar de outra... isso é criação!
O mais interessante é que para Deus não há diferença entre o suor de escorre em minha testa e o degelo no monte Everest. Entre os pelos de minha face quase imberbe e a grama que cresce nos milhões de hectares das planícies africanas após a época de chuva. Não há também diferença entre as unhas que eu corto e as placas de iceberg que se desprendem dos pólos e rumam à morte em meio ao oceano.
Enfim, enquanto aquela folha cai, e Deus sabe, um outro Big Bang ocorre... e Ele sabe e tem domínio igualmente sobre ambas as coisas.
O Senhor é o Deus do máximo e do mínimo, do ”terabyte” e da “nanotecnologia”, do infinitamente grande e do infinitamente eu (pequeno)
Deus é infinitamente soberano.